
PET Enfermagem realiza a 16ª edição do Pet Pirô
Evento celebra a integração da comunidade acadêmica com festa junina
Por Jayme Leno

Na última quarta-feira (25/06), a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) foi palco de mais uma edição do Pet Pirô, a tradicional festa junina organizada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial da unidade (PET Enfermagem). Neste ano, o evento chegou à sua 16ª edição e reuniu estudantes, professores, técnicos, familiares e amigos em uma noite marcada por alegria, comidas típicas, música e integração. A festa é realizada desde 2007, tendo sido interrompida apenas nos dois anos da pandemia.
Muito mais do que um momento de lazer, o Pet Pirô é também uma oportunidade pedagógica. Segundo o coordenador do grupo PET, professor Hélio Galdino Júnior, a festa tem como objetivo principal promover a vivência de estratégias de ensino-aprendizagem por meio da prática. “Os alunos aprendem sobre liderança, trabalho em equipe, comunicação e organização de eventos. Tudo isso de forma lúdica, dentro de uma festa junina, enquanto fortalecem os laços com a comunidade acadêmica e com seus familiares”, explica.

Esses objetivos refletem diretamente a missão do Programa, que, desde sua implementação na FEN, em 1995, sob a tutoria da Dra. Maria Alves Barbosa (mais tarde assumida pelo professor Hélio), busca integrar ensino, pesquisa e extensão, estimulando a excelência acadêmica, o pensamento crítico, a ética e o compromisso social. Entre as atividades do PET Enfermagem estão, além de festas como o Pet Pirô, seminários, oficinas e ações comunitárias (como o Cine-PET), visando a enriquecer a formação acadêmica com práticas além da sala de aula.
Na noite da festa, além de brincadeiras, comidas típicas e músicas, os organizadores colocaram em prática habilidades de planejamento, comunicação e integração que são centrais ao grupo. A articulação entre setores da FEN, entusiastas e parceiros fez do evento um diferencial na formação de competências reais para a carreira em saúde. Ao vivenciarem um projeto vivo de educação tutorial, os petianos puderam exercitar protagonismo, criatividade e responsabilidade social — valores que permeiam toda a trajetória do Programa. A iniciativa se consolidou ao longo dos anos como um espaço de acolhimento e convivência, fortalecendo a cultura popular e criando memórias afetivas entre os participantes.

Source: comunicação FEN