Capacitação na África

FEN promove capacitação de profissionais de saúde no continente africano

Atualizada em 30/05/25 15:43.

Ação está presente em Maputo e Nampula, cidades de Moçambique, e na cidade da Praia, capital de Cabo Verde

Por Jayme Leno

Capacitação na África
Capacitação em Cabo Verde. Fonte: Arquivo pessoal

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) está protagonizando um importante projeto de cooperação internacional que visa qualificar profissionais da área da saúde em países africanos de língua portuguesa. A ação que iniciou em maio se estenderá, a princípio, até novembro, envolve a capacitação de cerca de 90 profissionais de enfermagem em cidades de Moçambique e na Praia de Cabo Verde. Ela integra o projeto "Tecendo Laços", uma iniciativa de cooperação triangular entre países da América Latina, África e Europa, coordenado pela professora Roxana Gonzales, da FEN.

A docente está em Moçambique, onde lidera as atividades de formação nas cidades de Maputo e Nampula. Segundo ela, a iniciativa é fruto de uma cooperação entre nove instituições de oito países: Uruguai, Peru, Colômbia, México, Brasil, Portugal, Cabo Verde e Moçambique. "Esta proposta de trabalho surge visando contribuir com a qualificação destes profissionais que atuam na atenção primária de saúde, buscando melhores formas, abordagens e estratégias de atuação que contribuem de forma mais efetiva na melhora da saúde das pessoas, das famílias e das comunidades", destaca. Ela relata que os profissionais estão divididos em 24 em Maputo, 33 em Nampula e 33 em Cabo Verde. 

A iniciativa contou com a participação da coordenadora em Maputo, Moçambique  e as docente da FEN: Cynthia Assis de Barros Nunes em Nampula, Moçambique; Natália Del' Angelo Aredes e  Suelen Gomes Malaquias na Praia, Cabo Verde. Natália enfatiza que o curso visa fortalecer o desenvolvimento de competências para aprimorar a atenção primária à saúde. "Alguns dos desafios apontados pelos enfermeiros são a falta de recursos humanos nos serviços de saúde, de insumos/equipamentos de saúde e poucas ações de educação permanente em saúde", aponta.  Ela ressalta que “a participação dos enfermeiros foi notavelmente ativa em Cabo Verde, e segue com bons feedbacks dos participantes que participam de atividades diversas, mediados por tecnologia.”

Capacitação na África
Docentes da FEN ao lado da coordenadora nacional do projeto em Cabo Verde, Elga Carvalho, e a presidente da Uni-CV, Maria Lopes. Fonte: Arquivo pessoal

 

A capacitação tem carga horária de 160 horas, com uma fase presencial já realizada e uma segunda etapa a distância, que será concluída em novembro. "Cada cenário de intervenção possui particularidades epidemiológicas e estruturais. Por isso, as estratégias pedagógicas são adaptadas à realidade local, sempre com base em metodologias ativas e processos dialógicos", detalha Roxana. Entre as práticas utilizadas estão atividades em pequenos grupos, construção de mapas mentais, jogos e elaboração coletiva de materiais.

Capacitação na África
Aula de qualificação das competências de trabalho. Fonte: Arquivo pessoal 

 

A UFG é a instituição coordenadora do projeto, liderando os trabalhos com participação ativa de docentes da graduação e pós-graduação da FEN. "Nosso papel é articular e coordenar as ações com as outras sete instituições parceiras", explica Roxana. A rede internacional inclui pesquisadores de diversos países latino-americanos, além de Portugal e das instituições africanas. Natália ressalta a importância das vivências presenciais. "Conhecer um centro de saúde em outro país e conversar com os enfermeiros in loco foi um dos momentos mais marcantes. Essas trocas são essenciais para conhecer diferentes realidades e fortalecer os saberes", afirma.

O projeto "Tecendo Laços" prevê continuidade e expansão, com novas atividades de ensino e pesquisa entre os pesquisadores envolvidos. Para as docentes da FEN, iniciativas como esta são fundamentais para fortalecer a cooperação entre países que compartilham o português como língua materna. "Essa interação permanente permite descobrir potências de cada cenário e incorporar estratégias inovadoras, contribuindo de forma concreta para a prática profissional e para a melhoria da saúde global", avalia Roxana. 

Para Natália, a experiência também amplia as possibilidades de futuras parcerias acadêmicas. "A troca de conhecimentos tem sido muito importante, com potencial de novas colaborações entre as universidades participantes. Esperamos impactar positivamente a realidade e melhorar a qualidade da atenção à saúde", conclui.

Capacitação na África
Troca de conhecimento promovido pelo programa "Tecendo Laço". Fonte: Arquivo pessoal

 

Fonte: Comunicação FEN UFG

Categorias: Notícias Noticias