Mão limpas

Mãos Limpas e NEPIH representam a FEN no evento “UFG em Todo Lugar”

Atualizada em 15/04/25 17:13.

Iniciativas promovem ações educativas para a população em geral

Por Jayme Leno

Na última quarta-feira, 9 de abril, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou mais uma edição do programa institucional “UFG em Todo Lugar”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). O evento, que já ocorreu em diversas localidade, aconteceu no Banco de Alimentos da OVG, localizado no CEASA, e contou com a participação ativa da Faculdade de Enfermagem (FEN), por meio dos projetos Mãos Limpas e NEPIH (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Hospitalar), que já estão em atuação há mais de 2 décadas na sociedade.

O projeto Mãos Limpas, que completa 20 anos em 2026, surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e se consolidou como um importante braço de extensão da FEN. Com atuação contínua e participação de alunos da graduação e da pós-graduação, o projeto reforça práticas simples, porém cruciais, como a correta higienização das mãos na prevenção de infecções. Já o NEPIH, criado em 1991, é um dos núcleos de pesquisa mais antigos da UFG na área da saúde e comemora 35 anos em 2026. Com foco em estudos e ações voltadas à prevenção e controle de infecções, o núcleo desempenha papel estratégico na formação acadêmica e na responsabilidade social da universidade.

Mão limpas

A professora da FEN e vice-líder do NEPIH, Anaclara Tipple, conta que durante o evento, discentes da pós-graduação e da graduação da FEN levaram até o público a “Caixa da Verdade”, uma estratégia educativa que surpreendeu os participantes ao mostrar, com ajuda de luz negra e solução com luminol, se a técnica de higienização das mãos foi realizada de forma correta.  “É um recurso lúdico e científico ao mesmo tempo, que nos permite orientar de forma personalizada cada participante sobre os pontos que precisam de mais atenção durante a lavagem das mãos”, explicou.

A atividade foi realizada tanto com o público do Banco de Alimentos quanto com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) vizinho, evidenciando o caráter educativo e comunitário do projeto. “O Mãos Limpas já atua com o público infantil desde a pandemia de H1N1, em 2009, utilizando estratégias como teatro de fantoches e tinta guache para ensinar a higienização correta”, destacou a professora. Para Aline de Faria, discente de pós-graduação e integrante do projeto, participar do “UFG em Todo Lugar” foi uma experiência enriquecedora. “Foi minha primeira vez no evento. Levar a Caixa da Verdade para a comunidade despertou curiosidade e entusiasmo. Essa interação é essencial para o desenvolvimento de competências voltadas ao trabalho com o público”, contou.

A iniciativa foi elogiada pela Pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, que ressaltou a importância do evento como ferramenta de aproximação entre a universidade e a comunidade. “Esse programa leva o que temos de melhor na UFG – o ensino, a pesquisa e a extensão – para diferentes espaços sociais, e a participação da FEN foi fundamental. O projeto Mãos Limpas conseguiu realizar atividades educativas não apenas com o público adulto, mas também com as crianças do CMEI. Foi uma atuação substancial”, afirmou.

Mão limpas

A próxima ação do projeto Mãos Limpas está marcada para o dia 5 de maio, no hall da FEN, em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos. Anaclara, ressalta que haverá uma programação muito interessante da comunidade interna da unidade.  A Pró-reitora da Proec comenta que a ideia é realizar pelo menos 2 edições por ano em cada semestre da ação. Assim, a equipe também já se prepara para novas edições do “UFG em Todo Lugar”, que ocorrerão ao longo do calendário acadêmico.

Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG

Categorias: Notícias Noticias