Forum

Projeto Tecendo Laços incentiva o fortalecimento da formação profissional em enfermagem

Atualizada em 21/03/25 08:56.

Iniciativa tem como parceria países ibero-americanos e os africanos de língua oficial portuguesa

Texto: Jayme Leno

O projeto Tecendo Laços busca fortalecer a formação profissional em Enfermagem nos países ibero-americanos e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) por meio de atividades técnico-científicas. A iniciativa foi desenvolvida de forma conjunta, a disciplina internacional “Salud Global, Prácticas de Salud y Enfermería en la Atención Primaria: Evidencias y Perspectivas en América Latina”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal de Goiás (PPGENFS/UFG).

A coordenadora da ação e docente do PPGENFS, Roxana Isabel Cardozo Gonzales, celebra a expansão do evento que contava com a parceria entre Brasil, Peru, Colômbia, Uruguai e México desde 2021, e agora conta com a participação de instituições de Portugal, Cabo Verde e Moçambique, promovendo um intercâmbio acadêmico bilíngue em português e espanhol. O evento contou com diversos docentes da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), trocaram experiências e conhecimentos, que posteriormente voltaram para a unidade e compartilharam os com a comunidade acadêmica.

Gestora Executiva do CTAPAL, Roxana Gonzalez. (Fonte: Arquivo pessoal)
Gestora Executiva do CTAPAL, Roxana Gonzalez. (Fonte: Arquivo pessoal)

A proposta faz parte do projeto de Cooperação Triangular entre África, Portugal e América Latina (CTPAL), iniciativa que promove a troca de conhecimentos e experiências por meio de aulas teóricas e práticas, visando identificar soluções conjuntas para desafios na Atenção Primária à Saúde. Ela foi financiada pela I Convocatória de Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-América e os PALOP, promovida pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. 

O projeto foi submetido pela professora Roxana Gonzalez, foi a única proposta brasileira aprovada entre mais de 370 candidaturas. Como uma das principais ações do projeto, foi realizado o Fórum Internacional de Atenção Primária à Saúde como Pilar de Justiça Social: Convergências e Cooperação entre Ibero-América e África, na cidade de Praia, Cabo Verde, entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2025.  “O Fórum proporcionou um espaço de intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre países ibero-americanos e os países africanos de língua oficial portuguesa, com o propósito de fortalecer a cooperação internacional e fomentar práticas voltadas à equidade e à justiça social na saúde”, ressalta a responsável.

O evento reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da saúde para discutir equidade e justiça social na Atenção Primária à Saúde.  O fórum foi realizado de forma presencial na praia de Cabo Verde, com transmissão ao vivo no Youtube, com mais de 500 participantes ao longo dos três dias. A abertura do evento contou com a participação de autoridades de cada país/instituição (reitores e diretores) de ensino superior que compõem a equipe do CTAPAL, além da ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves.

Forum
Ministra de Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves. (Fonte: Arquivo pessoal)

“Além de promover a troca de conhecimento, o Fórum representou uma oportunidade estratégica para o fortalecimento de redes de colaboração e a construção de parcerias que, certamente, resultarão em avanços significativos para todos os envolvidos” , comemorou Roxana Gonzalez, sobre a realização do evento.

Fonte: Comunicação FEN UFG

Categorias: Notícias Noticias