
Profissionais da saúde se reúnem para dialogar área da Enfermagem Dermartógica
Coordenação do curso de especialização realiza congresso Internacional sobre assistência integral a pessoas feridas
Texto: Jayme Leno
A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) promoveu, neste final de semana , o “I Congresso Internacional de Enfermagem na Assistência Integral a Pessoas com Feridas do Estado de Goiás”. O evento, realizado nos dias 07/02 e 08/02, ocorreu no auditório do sindicado dos docentes da UFG - Adufg, fomentando o diálogo em torno da área da enfermagem dermatológica, além de valorizar os trabalhos acadêmicos da segunda turma da especialização nesse campo.
Suelen Malaquias, docente e vice-coordenadora do curso de especialização, comenta que “a ideia veio de fazer um marco ao encerramento da segunda turma de especialização em Enfermagem Dermatológica, que trouxesse contribuições não só para a turma concluinte, mas também que pudesse abranger a comunidade externa difundindo o conhecimento na área, inclusive pela visibilidade aos trabalhos produzidos pelos formandos”. Segundo a professora, a proposta visou evidenciar essa especialização da FEN no meio acadêmico e da prática assistencial no cenário goiano, em que os eventos na área são escassos.
A organização do congresso contou com a participação da coordenação do curso de especialização, composta pelo professor Hélio Junior (coordenador), Suelen Malaquias (vice-coordenadora) e Cynthia Nunes (coordenadora da Liga Multiferidas). Além disso, o evento teve apoio das técnicas administrativas Fernanda Soares e Meire Nery, e da Liga Acadêmica Multiferidas. Cynthia, desempenhou um papel fundamental na mediação com a entidade estudantil e na articulação da participação de uma professora de Portugal para ministrar um curso pré-congresso.
O evento reuniu enfermeiros de diversas regiões do estado de Goiás, além de profissionais do Distrito Federal e municípios próximos. O público-alvo incluiu enfermeiros atuantes nos diferentes níveis de assistência — primária, secundária, terciária e reabilitação. Houve, ainda, a participação de outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, além de especialistas em Tecnologia da Informação (TI), que trabalham com o desenvolvimento de softwares voltados para a enfermagem.
A programação do congresso contou com palestras ministradas por especialistas renomados e debates sobre os desafios e avanços na assistência a pessoas com feridas. A presença de palestrantes de destaque reforçou a relevância do evento, que se consolidou como um espaço essencial para o compartilhamento de conhecimento e o fortalecimento da enfermagem goiana na área da dermatologia.

Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG