
Pesquisadores do PPGENFS são destaque em revista científica
Artigo fica em 2º lugar entre os mais citados da RLAE

Texto: Jayme Leno
A pandemia da COVID-19 foi uma época de muita incerteza e insegurança, causada pelo isolamento social. Para contornar essa limitação do contato, em março de 2020, por meio da resolução COFEN n 634/2020, em caráter emergencial, foi aprovado no Brasil a iniciativa de telenfermagem, que consiste no atendimento por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para oferecer serviços de saúde à distancia.
Avaliando os efeitos dessas práticas, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) elaborou um estudo intitulado "Autocuidado de pessoas com insuficiência cardíaca: a importância da telenfermagem na pandemia da COVID-19". O trabalho, fruto de uma pesquisa de mestrado e refinado durante a disciplina de "Redação de texto cientifico" do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS), conquistou o segundo lugar entre os 10 artigos mais citados da Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE).
A coordenadora do artigo publicado, a professora Dra. Águeda Cavalcante, ressalta que o feito é uma vitória para a FEN, reforçando a visibilidade internacional da instituição e posicionando-a como produtora de conhecimento relevante para a América Latina. “ A RLAE, reconhecida por publicar pesquisas de impacto internacional, destacou o trabalho por seu enfoque à telenfermagem em doenças crônicas, como a insuficiência cardíaca, sendo uma das principais causas de hospitalização e mortalidade cardiovascular no mundo.” acrescenta a docente.
A produção do artigo teve início no mestrado da aluna Micaelle Gondim, que enfrentou desafios por conta da pandemia e dos imprevistos que surgiram com ela. As entrevistas realizadas com os pacientes ocorreram ao longo de cerca de três meses. Porém, a fase de submissão, revisão por pares — etapa crucial para a publicação em um periódico de alto impacto, como a RLAE —, ajustes e publicação, reforçando o rigor científico do trabalho, levou cerca de oito meses.
“A equipe decidiu, durante a pandemia da COVID-19 e pensando no benefício para esses pacientes e na possibilidade da telenfermagem, verificar como eles estavam vivendo e se cuidando, sendo o tema alinhado à chamada de artigos sobre Saúde Digital da RLAE”, destaca a coordenadora. Além da Orientadora e a doutoranda, a pesquisa contou com a participação das professoras Dra. Flaviana, Dra. Janaína, Dra. Karina e com o auxílio da egressa de graduação, Ana Karoline Barbosa da Silva e do egresso de pós-graduação Ricardo Costa.

Referência Científica em Saúde
A Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE), criada em 1993 e vinculada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, é uma publicação científica internacional dedicada à divulgação de estudos na área da enfermagem e da saúde. Com acesso aberto e edições bimestrais, publica artigos em português, inglês e espanhol, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes países.
A coordenadora do artigo pontua que a publicação na revista “incentiva novas colaborações com grupos de pesquisa de outros países que publicam na revista, atrai recursos para projetos futuros, já que instituições de fomento priorizam pesquisas com comprovado impacto científico, e motiva discentes e docentes a submeterem trabalhos a periódicos de alto impacto, seguindo o exemplo metodológico bem-sucedido.”
Sua importância reside na disseminação de evidências científicas que embasam práticas de enfermagem atualizadas, além de valorizar a produção acadêmica latino-americana. Reconhecida em bases internacionais como Web of Science e Scopus, a RLAE é referência para estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde.
Fonte: Comissão de comunicação FEN-UFG