Faculdade de Enfermagem da UFG participa de Encontro Global de Medicina Tradicional Chinesa na África do Sul
A importância dessa participação se torna ainda mais evidente pelo fato de a Faculdade de Enfermagem da UFG representar o único centro de tratamento de medicina tradicional chinesa em toda a América Latina, uma responsabilidade que a diretora destacou com entusiasmo.
Entre os dias 19 e 22 de setembro, a cidade de Cidade do Cabo, na África do Sul, foi palco do Encontro Global de Centros de Medicina Tradicional Chinesa. O evento reuniu especialistas e representantes de diversos países para debater o avanço e a integração das práticas de medicina tradicional chinesa no cenário mundial. A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi um dos destaques do encontro, marcando presença com a apresentação de resultados do seu Centro de Medicina Tradicional Chinesa, o único no Brasil e em toda a América Latina.
Em entrevista, Camila, Diretora da FEN e representante da faculdade no evento, compartilhou suas impressões sobre o evento e a recepção positiva que o trabalho da UFG teve no cenário internacional:
"Sobre a experiência que eu tive lá no Encontro Global de Centros de Medicina Tradicional Chinesa, eu acho que, quando mostramos os resultados do nosso primeiro ano de funcionamento, destacando que o centro pertence à Universidade de Goiás e a Faculdade de Enfermagem, com atendimentos totalmente gratuitos, o interesse foi enorme. Mais ainda, quando explicamos que estamos nos vinculando ao Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema que atende gratuitamente independentemente de classe social, isso chamou bastante atenção."
Camila também ressaltou que, após a apresentação, surgiram diversas propostas de parcerias internacionais: "Recebemos convites para colaborações, principalmente em pesquisas relacionadas ao tratamento da dor, e também para visitas a outros centros. Fomos convidados para países como a Inglaterra, Romênia e África do Sul, o que foi muito bacana, pois nos coloca em um cenário mundial."
A importância dessa participação se torna ainda mais evidente pelo fato de a Faculdade de Enfermagem da UFG representar o único centro de tratamento de medicina tradicional chinesa em toda a América Latina, uma responsabilidade que a diretora destacou com entusiasmo.
Além das discussões e trocas de conhecimento, Camilla compartilhou uma das experiências mais marcantes durante o evento, que foi a visita ao Hospital da Cidade do Cabo. Lá, ela conheceu a Escola de Enfermagem local e ficou impressionada com a integração de práticas de medicina tradicional no currículo dos alunos: "Eles já integram práticas como acupuntura e o uso de ervas no ensino, o que é muito interessante. Os alunos aprendem a preparar as medicações, e isso é algo que podemos pensar em aplicar por aqui também."
A participação da FEN/UFG nesse evento reforça o papel crescente da universidade no cenário global de saúde e abre portas para futuras colaborações e pesquisas na área da medicina tradicional chinesa.
Source: Comissão de Comunicação FEN/UFG