25 de julho

Dia 25 de julho é celebrado o Dia Mundial da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Atualizada em 25/07/24 13:15.

No dia 25 de julho é comemorado o dia mundial da mulher negra latino-americana e caribenha, uma data marcada por anos de luta e caminhada por espaços. Além disso, nesta mesma data se institui no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. 

Em 1992, um grupo dedicado a enfrentar os preocupantes índices de violência e desigualdade enfrentados pela população negra se reuniu e organizou o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo (República Dominicana). O objetivo era promover debates, discussões e iniciativas para enfrentar esses desafios crescentes.

Dessa forma, surgiu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, que em colaboração com a ONU, trabalhou para que o dia 25 de julho fosse estabelecido como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

"Ser mulher negra em 2024 é ter sobrevivido a preconceitos de gênero e raça, com a força que é peculiar da mulher brasileira. Aprendi a me amar como sou, assumi meus cabelos crespos e me senti livre para ser eu mesma. Acostumada a ser a minoria nos lugares que frequento, espero um dia poder viver em uma sociedade mais homogênea, com iguais oportunidades a todos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião." disse Lucimeire Fermino Lemos

 

25 de julho n

Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias