SEGIB

Professora da FEN tem proposta aprovada na I Convocatória de Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-América e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Atualizada em 01/10/24 15:19.

Projeto de professora da FEN é selecionado para programa internacional.

Texto por Artur Narciso

 

A SEGIB, Secretaria-Geral Ibero-Americana, anunciou no último dia 5 de junho os projetos convocados para participar do programa. Com o projeto "Tecendo Laços: Iniciativas para Fortalecer a Formação Profissional da Enfermagem Ibero-Americana e Africana", a FEN foi selecionada na Convocatória de Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-América e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Dentre as 340 propostas, seis foram aprovadas, sendo uma delas a proposta da professora Dr.ª Roxana Isabel Cardozo Gonzales; esta proposta foi a única aprovada no Brasil.

Essa seleção é fruto de uma parceria que vem sendo estabelecida desde 2020 entre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da FEN/UFG e países da América Latina. Este projeto fortalece as ações de internacionalização do Programa, tanto para o fechamento do quadriênio 2021/2024 quanto para o novo quadriênio que se inicia.

"Os principais objetivos da proposta são promover espaços de integração acadêmica e científica para a formação de recursos humanos em enfermagem entre países ibero-americanos e países africanos; implementar projetos de capacitação e/ou formação profissional para enfermeiras e enfermeiros atuantes na atenção básica de países africanos; e compartilhar experiências bem-sucedidas de organização dos serviços de saúde para a abordagem à comunidade", pontuou a professora Roxana sobre os objetivos da proposta.

A integração internacional dos países da Ibero-América e da África promove a troca de conhecimentos e práticas pedagógicas inovadoras, enriquecendo os currículos e a formação dos envolvidos. Além disso, fortalece a pesquisa conjunta, abordando desafios comuns e compartilhando recursos e expertise. Impulsiona o desenvolvimento regional ao formar profissionais mais capacitados e adaptados às necessidades globais, contribuindo para a construção de uma rede de cooperação e solidariedade entre as nações, fundamental para enfrentar questões transnacionais como a pobreza, a saúde e as mudanças climáticas.

A convocatória esteve aberta entre 29 de janeiro e 1 de abril de 2024.

Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias