dia 28

Dia 28 de maio é marcado como Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Atualizada em 05/06/24 15:12.

A data é marcada por debates importantes para a saúde feminina no Brasil.

 

Texto: Artur Narciso 

No dia 28 de maio é comemorado no mundo todo o dia de luta pela saúde da mulher e no Brasil o dia de redução da mortalidade materna. A data foi definida no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos. Já a morte materna foi definida no  Encontro Internacional Mulher e Saúde onde foi proposto que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.

Segundo dados de 2021 da RMM (Razão de Morte Materna), no Brasil há 107 óbitos por 100 mil nascidos vivos, sendo em sua grande maioria: Hipertensão (pré-eclâmpsia e eclampsia); Hemorragias graves (principalmente após o parto); Infecções (normalmente depois do parto); Complicações no parto e Abortos inseguros.

Esses dados só refletem a importância desse dia e de lutar por pautas que envolvam melhorar a qualidade de vida e de maternidade brasileira.

gravida

Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias