No mês de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Mobilização da população contra a violação de direitos das crianças e adolescentes
Texto: Artur Narciso
Foto 01: Campanha Faça Bonito
O dia 18 de maio é marcado nacionalmente como o Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem objetivo principal mobilizar a população brasileira contra a violação de direitos das crianças e adolescentes. Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada, seus agressores nunca foram punidos, por conta da repercussão do caso, foi instituído o dia como marco.
A professora da área da saúde da criança e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da UFG, Karina Siqueira, comentou. "No caso da menina Araceli, a questão da impunidade ficou muito forte, então é uma data que nos faz lembrar com tristeza da morte de uma criança, mas ao mesmo tempo nos remete à importância de ações, de campanhas e de atitudes relevantes e efetivas em torno do combate à exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes."
Segundo dados governamentais, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de abuso e exploração sexual, atrás apenas da Tailândia. Os dados dizem que a cada 24 horas, 320 crianças sofrem desse problema no Brasil, sendo 75% meninas e sua grande maioria negras. A professora Karina também acrescentou que Goiás tem muita iniciativas e que a principal campanha sobre o assunto é a Faça Bonito, que é uma campanha nacional mas tem sua "filial" regional. Dentre as iniciativas promovidas pela Faça Bonito estão incluídas palestras, debates, caminhadas, distribuição de materiais informativos e muito mais. O intuito da campanha é envolver escolas, organizações governamentais e não governamentais, famílias e toda a sociedade.
Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG