Ampliação do âmbito de práticas de enfermeiras(os) no contexto do Brasil

Em Washington, docente da FEN participou de evento sobre ampliação do âmbito de práticas de enfermeiros(as) no contexto do Brasil

Updated at 05/19/24 11:01 .

Reunião de autoridades da área

Texto: Artur Narciso

Ana Elisa Washington

Foto 01: Na esquerda Dr. Gilberto Tadeu (UFBA), ao meio Dra. Pamela Cipriano (Presidente do ICN) e à direita a professora Dra. Ana Elisa

A professora Ana Elisa Bauer participou da reunião "Ampliação do âmbito de práticas de enfermeiras(os) no contexto do Brasil". O evento ocorreu no dia 09 de maio na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), em Washington D.C., nos Estados Unidos. O evento teve o objetivo de discutir o progresso e as perspectivas da implementação do papel de enfermeiro de prática avançada no Brasil. Além disso, a reunião contou com participantes como representantes da OPAS, do Ministério da Saúde do Brasil, do Conselho Federal de Enfermagem e de universidades. No total, o evento reuniu, presencialmente e virtualmente, cerca de 1.500 pessoas de 87 países.

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS), a professora Ana Elisa destacou a importância da reunião. "No setor de saúde, as mulheres estão sub representadas em cargos de liderança e enfrentam desigualdades na distribuição salarial. Essa celebração destacou o papel dos profissionais para o avanço da Enfermagem na Região das Américas, especialmente, nos temas de gênero, liderança e inovação na formação e na prática da Enfermagem mundial. Esses temas são relevantes para a efetivação da “Política sobre a saúde pessoal 2030: fortalecimento dos recursos humanos para a saúde para lograr sistemas de saúde resilientes”, lançada pela OMS em 2023.

perla

Foto 02: Na esquerda Dra. Perla Simons Morales, primeira mulher a assumir a reitoria da Faculdade de Ciencias Médicas-UNAH e ao lado a professora Ana Elisa Bauer

Além disso, a professora concluiu: "..apesar do papel fundamental que os enfermeiros desempenham na atenção à saúde, são necessárias inversões em termos de educação, emprego, liderança e prestação de serviços."

O evento foi uma realização da Pan American Health Organization (PAHO/WHO), especificamente o Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde/Unidade de Recursos Humanos para a Saúde da PAHO.

Source: Comunicação de Comunicação FEN/UFG

Categories: Notícias Noticias