Card FEN - Reunião com a vereadora Kátia (1)

Emenda destinada a Faculdade de Enfermagem visa ampliar atendimentos das Práticas Integrativas em Saúde na capital

Atualizada em 05/03/24 12:04.

Caravana Bem-Viver levará serviços a população

Texto: Eduardo Almeida

Foto 01 - Reunião com a vereadora Kátia

Foto 08 - Reunião com a Vereadora Kátia

Foto 02: Da esquerda para a direita, Thaís Almeida; prof.ª Michele Dias; veradora Kátia Maria; prof.ª Natália Aredes; prof.ª Suelen Malaquias; prof. Luiz Cunha (FF/UFG)

A vereadora Kátia Maria (PT) se reuniu na manhã da última quinta-feira (29) com a vice-diretora da FEN, prof.ª Natália Del' Angelo Aredes, e com o diretor da Faculdade de Farmácia (UFG), prof. Luiz Carlos da Cunha, para discussão das ações a serem realizadas a partir da verba destinada pela legisladora a ambas unidades acadêmicas. A agenda fortalece as práticas integrativas em Goiânia com projetos que pretendem levar os atendimentos das PIS a unidades de saúde, incluindo as terapias de acupuntura, auriculoterapia e reiki, bem como a produção e uso de medicinais e educação em saúde com fitoterápicos.

Kátia, que é presidente da comissão de Saúde da Câmara Municipal, destacou a importância do diálogo com a Secretária de Saúde de Goiânia, assim como a atuação das PIS junto a saúde mental. "Duas frentes que possuem uma demanda grande, mas que carecem de iniciativas". Os presentes também abordaram a atuação do Sistema Único de Saúde nas comunidades, democratizando e promovendo os serviços para quem está na ponta, ampliando assim os atendimentos que ocorrem desde 2018. Além disso, somam-se a aproximação com os profissionais de saúde e a articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão.

03 - Reunião com a vereadora Kátia

Realizada na Faculdade de Enfermagem, a reunião contou com a presença das professoras que integram a coordenação do Ambulatório de Práticas Integrativas em Saúde da FEN, prof.ª Michele Dias e prof.ª Suelen Malaquias, da enfermeira Thaís Almeida, que está à frente da Ala Florence Nightingale, campo de prática da unidade, e da coordenadora administrativa da FEN, Raíssa Picasso. O encontro contou com visitas às dependências da faculdade, com destaque aos espaços de atendimento à comunidade.

A coordenadora do Ambulatório PIS, prof.ª Michele, destacou a importância da parceria para a efetivação/operacionalização da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. "A parceria feita com a vereadora Kátia contribuirá para a discussão das Práticas Integrativas em Saúde em diferentes fóruns e arenas políticas, com envolvimento de todos os atores: usuários, trabalhadores e gestores, além de investimento em pesquisas e publicização dos resultados, mostrando seus impactos efetivos na saúde pública e na comunidade na esfera municipal, através da aplicação e disseminação das PIS nos ambientes de serviços em saúde e para a população com garantia de segurança, qualidade e eficácia das práticas."

Já a vice-diretora da FEN, prof.ª Natália, pontuou a capacidade de levar os serviços à comunidade, papel da extensão da UFG. "Parcerias como esta são fundamentais para que a universidade se aproxime cada vez mais da sociedade, viabilizando que a produção de conhecimento científico e prestação de serviço de qualidade alcancem os cidadãos por meio da extensão. Ao mesmo tempo, os saberes populares e as inquietações sobre o processo saúde-doença instigam a universidade na pesquisa, ensino e extensão. Este projeto envolve estudantes, professores, técnico-administrativos e profissionais de saúde/terapeutas e será um grande sucesso."

Foto 06 - Reunião com a Vereadora Kátia

Foto 07 Reunião com a Veradora Kátia