Card FEN - Projeto Saúde para além das grades atenção à saúde do policial penal

Projeto de extensão da FEN é selecionado como experiência exitosa pela Secretaria Nacional de Políticas Penais

Atualizada em 15/02/24 12:00.

Contribuições do Nuclaids para alternativas que melhorem o dia dia dos servidores penitenciários

Texto: Eduardo Almeida

O projeto "Saúde para além das grades: atenção à saúde do policial penal" foi selecionado como experiência exitosa no Projeto Valoriza: Saúde em Foco. Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/Aids desde 2017, as atividades receberam o reconhecimento da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Saúde (MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Selecionado entre vários projetos nacionais e internacionais, as contribuições destacam as alternativas para a qualidade da rotina dos servidores penitenciários. 

A mostra na qual o projeto foi selecionado tem por objetivo a visibilidade e o compartilhamento de experiências que possam inspirar outros profissionais e gestores. Ação que visa a aproximação e a valorização entre diferentes atores que desenvolvem pesquisas com o intuito de contribuir para a saúde e qualidade de vida no âmbito penitenciário. O Nuclaids afirma que o projeto continua em execução, tendo em vista o impacto positivo para os policiais penais e o reconhecimento nacional com a seleção pela SENAPPEN. As atividades desenvolvidas no próprio local de trabalho integram a Universidade com os serviços de saúde do município. De forma humanizada, sistematizada e imparcial, o projeto realiza testagem para HIV, hepatites B e C, sífilis, tuberculose e Sars-cov-2, bem como imunizações conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), rodas de conversa sobre comportamentos de risco para a saúde, além de inquéritos epidemiológico de saúde 

Em entrevista para a Comissão de Comunicação, o docente da Faculdade de Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) e líder do Nuclaids, Marcos Matos, ao agradecer os estudantes, voluntários, professores e servidores técnicos envolvidos, destacou também o papel da extensão para o acesso à ciência. "Acredito demais na extensão, que é por meio dela que o conhecimento é traduzido e pode, de fato, transformar a vida da população, em particular os vulneráveis. A extensão é um dos pilares mais representativos da popularização da ciência e da universidade"

Acesse aqui mais informações sobre o projeto. 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias