Projeto de extensão "Que Mancha é Essa?" promove ações durante a campanha do Janeiro Roxo
Conscientização e combate a hanseníase
Texto: Jéssica Santos e integrantes do projeto
Foto 01: Ação em Itapuranga
Ao longo do mês de janeiro, diversas atividades foram realizadas pelo projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem Vigihans (Que Mancha é Essa?). Nos dias 18 e 19, no município de Itapuranga (GO), foram promovidas capacitações sobre hanseníase para os profissionais de atenção primária. Como parte das ações da campanha dedicada ao combate à hanseníase, as capacitações tiveram o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar casos dermatoneurológicos da doença, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce, quebrando assim a cadeia de transmissão.
Fotos 02 e 03: Ação em Itapuranga
Em parceria com a prefeitura, o evento contou com a participação de 17 médicos e enfermeiros, além de 60 Agentes Comunitários de Saúde. Durante a ação, foi utilizada a metodologia ativa de simulação clínica a fim de instigar a participação e melhorar o aprendizado, contribuindo para a superação do estigma associado à doença, muitas vezes ainda envolta em preconceitos.
Fotos 04 e 05: Ação em Itapuranga
Além disso, em colaboração com o Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Doenças Transmissíveis e Agravos à Saúde Humana (NECAIH), a FEN foi toda decorada em prol da campanha. A ação visa estimular a curiosidade de toda a comunidade em relação à doença negligenciada, ampliando dessa maneira o debate acerca do tema.
Fotos 06 e 07: Decoração na Faculdade de Enfemagem
Ainda, dentro dos princípios do Janeiro Roxo, que visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, a docente da FEN, prof.ª Dra. Nayara Figueiredo, esteve presente no Seminário Nacional de Hanseníase, promovido pelo Ministério da Saúde, em Brasília, nos dias 23 e 24 de janeiro. Sob a temática “Compartilhando Desafios: Janeiro Roxo 2024 - Uma Jornada de Inclusão em Hanseníase”, o evento teve como objetivo o compartilhamento de experiências, desafios e a promoção do debate alinhado à Estratégia Global de Hanseníase 2021-2030. Na ocasião, a prof.ª apresentou o tema “Comunicar para prevenir e cuidar: Desafios e Estratégias na Abordagem da Hanseníase”, que aborda as principais formas de intervenção sobre a doença a partir do uso de metodologias ativas de aprendizado.
Fotos 08, 09, 10 e 11: Seminário Nacional de Hanseníase
Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG