Comunidade FEN participou do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Ampliando o acesso à informação da obstetrícia e neonatologia em nosso país
Texto: Roberta Freitas
O 12º Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) e o 6º Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, neste ano com o tema "Atuação e formação da Enfermagem Obstétrica para a garantia de direitos sexuais e reprodutivos: Liderança e Advocacy", aconteceu nos dias 28/11 a 01/12, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília - DF, promovido pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO).
O congresso teve como objetivo contribuir para o crescimento da Enfermagem Obstétrica e Neonatal por meio da vida associativa, em prol de fortalecer o especialista e a especialidade, ampliar o acesso à informação e organizar as seccionais da ABENFO para uma atuação mais participativa nas questões que envolvem aspectos éticos, políticos, técnicos e científicos referentes à obstetrícia e neonatologia em nosso país. O evento promoveu diversas atividades para os participantes como, minicursos, palestras, apresentações culturais, espaço de cuidados, mesas temáticas, entre outras.
(Equipe de pesquisadoras Nascer Brasil)
A docente da FEN, profª Nilza Alves Marques Almeida, enfermeira obstetra e pesquisadora na área de saúde da mulher, com ênfase na atenção ao parto e nascimento, apresentou dois trabalhos científicos e auxiliou na avaliação e coordenação das apresentações. Compôs a sessão paralela, com outros palestrantes, com a temática "Plano de parto: Estratégia de educação em saúde no pré-natal da atenção primária", além de representar a Revista Eletrônica de Enfermagem da FEN, prospectando novos contatos de editores presentes no evento.
(Profª Drª Nilza Almeida, apresentando um dos trabalho)
(Representantes da Revista Eletrônica da FEN/UFG)
Ainda no evento, a profª Nilza se reuniu com os membros da coordenação nacional da pesquisa Nascer no Brasil, junto com colaboradoras da Fundação Oswaldo Cruz e Escola Nacional de Saúde Pública. Já no âmbito associativo, a professora se reuniu com o membro fundador da ABENFO, que nesta ocasião comemorou seus 30 anos de fundação.
(Diego V. Mattos presidente da ABENFO e Nilza vice-presidente da ABENGO-GO; Amanda Batista, Enfª Obstetra mestre, coordenadora da residência HEMU-GO e egressa da FEN)
A graduanda da FEN Ranielly Ferreira, diretora de ensino da Liga de Atenção Integral à Saúde da Mulher, esteve presente no congresso representando a Liga e apresentando o trabalho com tema: Liga universitária como conexão entre a assistência em saúde e a mulher.
(Ranielly F. Lopes, graduanda e membro da LISAM e orientanda da Profª. Dra. Janaina Valadares)
Além da discente Ranielly, outros estudantes, pós-graduandos e egressos da FEN, apresentaram trabalhos científicos, representando seus professores orientadores e os núcleos de pesquisa que participam.
(Hosana e Monique, residentes da Enf. Obstétrica em Brasília-DF, egressas da FEN/UFG)
(Ana Paula A. Moreira, Enfa. Obstetra, membro da Comissão Científica, pós-graduanda do PPGENF, orientada da Profª Dra. Flaviana Velly)
(Ariane Tafnes, Enfa. Obstetra em Brasília-DF, membro da Comissão Científica e egressa do PPGENF/FEN/UFG)
Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG