Card - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Comunidade FEN participou do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Atualizada em 15/12/23 11:48.

Ampliando o acesso à informação da obstetrícia e neonatologia em nosso país

Texto: Roberta Freitas

O 12º Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) e o 6º Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, neste ano com o tema "Atuação e formação da Enfermagem Obstétrica para a garantia de direitos sexuais e reprodutivos: Liderança e Advocacy", aconteceu nos dias 28/11 a 01/12, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília - DF, promovido pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO).

O congresso teve como objetivo contribuir para o crescimento da Enfermagem Obstétrica e Neonatal por meio da vida associativa, em prol de fortalecer o especialista e a especialidade, ampliar o acesso à informação e organizar as seccionais da ABENFO para uma atuação mais participativa nas questões que envolvem aspectos éticos, políticos, técnicos e científicos referentes à obstetrícia e neonatologia em nosso país. O evento promoveu diversas atividades para os participantes como, minicursos, palestras, apresentações culturais, espaço de cuidados, mesas temáticas, entre outras.

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 12

(Equipe de pesquisadoras Nascer Brasil) 

A docente da FEN, profª Nilza Alves Marques Almeida, enfermeira obstetra e pesquisadora na área de saúde da mulher, com ênfase na atenção ao parto e nascimento, apresentou dois trabalhos científicos e auxiliou na avaliação e coordenação das apresentações. Compôs a sessão paralela, com outros palestrantes, com a temática "Plano de parto: Estratégia de educação em saúde no pré-natal da atenção primária", além de representar a Revista Eletrônica de Enfermagem da FEN, prospectando novos contatos de editores presentes no evento. 

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 2 Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 1 

(Profª Drª Nilza Almeida, apresentando um dos trabalho)

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 11

(Representantes da Revista Eletrônica da FEN/UFG)

Ainda no evento, a profª Nilza se reuniu com os membros da coordenação nacional da pesquisa Nascer no Brasil, junto com colaboradoras da Fundação Oswaldo Cruz e Escola Nacional de Saúde Pública. Já no âmbito associativo, a professora se reuniu com o membro fundador da ABENFO, que nesta ocasião comemorou seus 30 anos de fundação.

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 13 

(Diego V. Mattos presidente da ABENFO e Nilza vice-presidente da ABENGO-GO; Amanda Batista, Enfª Obstetra mestre, coordenadora da residência HEMU-GO e egressa da FEN)

A graduanda da FEN Ranielly Ferreira, diretora de ensino da Liga de Atenção Integral à Saúde da Mulher, esteve presente no congresso representando a Liga e apresentando o trabalho com tema: Liga universitária como conexão entre a assistência em saúde e a mulher. 

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 4 Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 3

 (Ranielly F. Lopes, graduanda e membro da LISAM e orientanda da Profª. Dra. Janaina Valadares)

Além da discente Ranielly, outros estudantes, pós-graduandos e egressos da FEN, apresentaram trabalhos científicos, representando seus professores orientadores e os núcleos de pesquisa que participam.

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 15 

(Hosana e Monique, residentes da Enf. Obstétrica em Brasília-DF, egressas da FEN/UFG)

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 14 

(Ana Paula A. Moreira, Enfa. Obstetra, membro da Comissão Científica, pós-graduanda do PPGENF, orientada da Profª Dra. Flaviana Velly)

 Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal - Foto 16

(Ariane Tafnes, Enfa. Obstetra em Brasília-DF, membro da Comissão Científica e egressa do PPGENF/FEN/UFG)

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias