Estudantes de graduação e pós-graduação participaram dos VI Jogos Goianos de Saúde Mental
Nuclaids e Necaih presentes
Texto: Maria Cândida
No dia 11 de novembro, aconteceu a sexta edição dos Jogos Goiano de Saúde Mental, que tem o intuito de combater os estigmas relacionados aos usuários do serviço de saúde mental, com isso, contou com a participação de todos os centros de atenção psicossocial de Goiânia e região. Esse evento esportivo e cultural teve a participação do Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/Aids (Nuclaids) e do Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Doenças Transmissíveis e Agravos à Saúde Humana (Necaih), ambos da Faculdade de Enfermagem.
Durante os jogos, os alunos de graduação e pós-graduandos do PPGENFS realizaram testagens para HIV, hepatite B e C e sífilis, e orientações sobre sexualidade saudável. A atividade faz parte do projeto de extensão Comunidade RUAS, financiado pelo Ministério da Saúde junto a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Cada unidade de saúde mental direcionava o usuário para a testagem, que também recebia as orientações para o início do tratamento.
"Essa parceria com os diretores das unidades de saúde e equipamentos sociais foi importante para garantir a continuidade dos cuidados em participar do tratamento dos casos positivos." Pontuou o docente da FEN, Marcos Matos. Já o professor Francisco Netto (FEFD), afirma que o propósito desse evento é trazer os usuários das redes do CAPS para ter acesso e direito ao esporte, ao lazer e à cultura.
Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG