Núcleo de pesquisa da Faculdade de Enfermagem integrou ação do Festival PositivHIV
Roda de conversa sobre HIV/Aids foi realizada na FEN
Texto: Eduardo Almeida
Fonte: Nuclaids
Visando ampliar a discussão a respeito das vivências de pessoas com HIV no Brasil, a roda de conversa idealizada pela Casa de Laroyê, comunidade ballroom pelo bem-viver travesti e trans racializado, periférico e positHIVo de Goiânia, contou com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/AIDS (Nuclaids) da Faculdade de Enfermagem. A ação ocorreu no dia 04 de novembro, no auditório FEN/Fanut, e envolveu estudantes de graduação e pós-graduandos do PPGENFS. Na mesa, a assistente social Beatriz Nunes (Nuclaids) e a travesti, professora e mãe da Casa Laroyê, Gustava, conduziram as discussões.
Sob a temática, foi abordado o cotidiano, relações sociais e contextos de vivência, pontuando que para as pessoas LGBTQIA+ que são diagnosticadas com HIV, o preconceito é frequente e desumano. Nesse sentido, se faz necessário a garantia e efetivação dos direitos das pessoas com HIV. Na roda de conversa, destacaram o papel do Estado, sendo sua atuação fundamental para o acesso ao diagnóstico e medicação, junto ao tratamento digno e humanizado.
Aliado às ações de extensão e o papel de instituição pública que forma profissionais para o cuidado à saúde humana, a Faculdade de Enfermagem incentiva as discussões sobre o tema, ressaltando a excelência na promoção da saúde para as pessoas LGBTQIA+ e a importância da qualidade de vida para a comunidade.
Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG