Card - FEN no CBEn

Comunidade da Faculdade de Enfermagem participou do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem no Rio de Janeiro

Atualizada em 24/11/23 09:26.

Enfermagem e o desenvolvimento sustentável

Texto: Jéssica Santos

Foto 01 - FEN no CBEn

Foto 02 - FEN no CBEn

Entre os dias 12 e 15 de novembro, professores e estudantes da Faculdade de Enfermagem (FEN) participaram do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem (74º CBEn), organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), no Rio de Janeiro.

O evento destacou-se como um dos maiores encontros da área, reunindo aproximadamente 3.500 inscritos, com um total de 2.400 trabalhos apresentados, além da participação de representantes de diferentes regiões do Brasil, como as docentes da FEN, às prof.ª Agueda Cavalcante, Lucimeire Lemos, Maria Márcia Bachion e Michele Dias, que representaram a ABEn Goiás na ocasião. Sob o tema central "Enfermagem e o Desenvolvimento Sustentável", o 74º CBEn proporcionou um espaço para a reflexão e o debate acerca dos desafios contemporâneos enfrentados pela profissão. Nesse sentido, estudantes da Faculdade de Enfermagem apresentaram seus trabalhos no evento.

A programação se estendeu para dois outros eventos independentes, igualmente relevantes: a 13ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (13ª JBEG), que abordou a temática "Envelhecimento, Cuidado e Sustentabilidade", e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem (6º SITEn), com foco no "Trabalho de Enfermagem em contextos de iniquidades".

Foto 03 - FEN no CBEn

Foto 04 - FEN no CBEn

O congresso ainda foi palco para o lançamento do 19º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (SENADEn), do 16º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn) e para o 4º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental (CoBESM), sendo que este último será realizado nos dias 11 a 14 de novembro de 2024, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

É possível afirmar que o 74º CBEn não apenas proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências, mas também reforçou o compromisso da Enfermagem brasileira com o desenvolvimento sustentável e a busca por soluções de (re)construção de políticas de saúde.

Foto 05 - FEN no CBEn

Foto 06 - FEN no CBEn