Card - 5 Anos do AmbPIC

Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde comemora 5 anos de atuação

Atualizada em 31/10/23 09:54.

Celebrada a abordagem holística na assistência à saúde

Texto: Eduardo Almeida

Fotos: ComunicATIVA

Foto 01 - 5 Anos do AmbPIC

Tendo suas atividades iniciadas em 2018, o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade de Enfermagem chega em 2023 completando 5 anos de história. Para celebrar o marco, nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório FEN/Fanut, foi realizada a III Jornada do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares, que contou com uma cerimônia ao aniversário do projeto.

Com uma programação diversificada, que incluiu palestras, oficinas, workshops e atividades culturais, os dois dias de evento reuniu docentes, técnicos-administrativos, estudantes e profissionais da área de PICS. A mesa diretiva contou com representações da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas (ABENAH), Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Goiás (ABEn-GO), dos terapeutas voluntários do Ambulatório, além da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da direção da unidade e da coordenação do Ambulatório.

Foto 02 - 5 Anos do AmbPIC

Foto 03 - 5 Anos do AmbPIC

Foto 07 - 5 Anos do AmbPIC

Em publicação no perfil do Ambulatório em rede social, a coordenação pontuou que nos dois dias de evento, além de celebrar os 5 anos de atividade, foi apresentado para a comunidade as atualidades das pesquisas científicas sobre as PICS e a integração da universidade. Sobre os serviços ofertados, apennas em 2022, foram mais de 1.200 atendimentos de PICS. Com o destaque das atividades realizadas ao longo desse anos, na tarde de ontem (30), foi inaugurado na Faculdade de Enfermagem o Centro de Diagnóstico e Tratamento de Medicina Tradicional Chinesa, fruto da parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Hebei (UMCH).

Foto 09 - 5 Anos do AmbPIC Foto 10 - 5 Anos do AmbPIC

Anteriormente, comentando sobre esse marco, a docente e coordenadora do Ambulatório PICS da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Michele Dias, destacou as conquistas ao longo desses anos, de um trabalho realizado a muitas mãos. "Ao longo desse período, foi possível divulgar as práticas integrativas e complementares a comunidade externa da UFG; oferecer treinamento e colaborar com a formação de vários profissionais da área da saúde, incluindo nossos estudantes de graduação em Enfermagem que hoje podem utilizar as PICS como ferramenta para a realização de um cuidado integral às pessoas. Não temos mais dúvidas que o AmbPIC é capaz de se sustentar mediante a seus valores e princípios. Gratidão a todos que fazem parte dessa história desde 2018".

Foto 06 - 5 Anos do AmbPIC

Foto 05 - 5 Anos do AmbPIC