Celebrado o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
Data ressalta o combate às desigualdades raciais no acesso à saúde
Texto: Eduardo Almeida
Dados: Ministério da Saúde
Definido pelas organizações do movimento negro e de trabalhadores da saúde, o dia 27 de outubro marca o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, com o objetivo de destacar que apesar dos avanços nos serviço de saúde, a desigualdade racial persiste e deve ser combatida para superar as iniquidades. As celebrações da data acontecem em todo país no intuito de informar a população negra sobre seu direito de acesso à saúde e ampliar o debate com gestores, profissionais de saúde, conselheiros, movimentos sociais e a população em geral.
A data é comemorada desde 2006. Em novembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Sa úde (CNS) aprovou uma política voltada para o enfrentamento ao racismo e a promoção da saúde da população negra no Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto a institucionalização da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) ocorreu em 2009, a partir da intensificação das mobilizações nacionais. Apesar dos marcos da década de 2010, avanços na luta pela equidade ocorrem desde a redemocratização, com a inserção do quesito raça/cor nos sistemas de informações do SUS na década de 1990.
Na busca pelo combate ao racismo e pela promoção da saúde, estudos divulgados pelo Ministério da Saúde demonstraram que os óbitos por causas evitáveis, como a morte por diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, tuberculose, HIV/AIDS, hepatites virais e causas violentas, ocorrem mais na população negra, tendo em vista os indicadores de menor escolaridade, renda e acesso a serviços de saúde de qualidade, pontuando também a maior prevalência de anemia falciforme nessa população.
É necessário que o trabalho em prol da melhoria do acesso à saúde para a população negra ocorra com o compromisso de todos os envolvidos nos serviços de saúde, da sociedade civil e do Estado em todas as suas esferas, seja ela nacional, estadual e municipal para que as ações integrais de cuidado, atenção, promoção e prevenção em saúde sejam realizadas com excelência e humanização.
Source: Comissão de Comunicação FEN/UFG