
Estudantes do sexto período da graduação realizaram aula de simulação clínica
Estímulo ao pensamento clínico, crítico e reflexivo
Texto: Eduardo Almeida
Os discentes do sexto período da graduação em Enfermagem se reuniram na manhã da última sexta-feira (20) para a atividade de simulação clínica. Com objetivo de integrar as disciplinas Paciente Crítico, Enfermagem Cirúrgica e Enfermagem Psiquiátrica, a aula utiliza simuladores de alta fidelidade, onde os próprios estudantes são os atores, chamados de pacientes simulados por replicarem com autenticidade situações clínicas e proporcionar interações verdadeiras.
A simulação clínica é uma estratégia pedagógica orientada pela aprendizagem experiencial, que instiga a reflexão sobre o processo de trabalho na área da saúde e sobre o ensino dos novos profissionais. Tem como etapas o briefing, a cena e o debriefing. O briefing se constitui pelas orientações básicas que o estudante recebe antes de iniciar sua atuação em um cenário simulado, como uma passagem de plantão em que o quadro clínico é descrito. A cena é o momento da simulação em que o caso tem um desfecho dependendo da intervenção do estudante. O debriefing, que ocorre logo após a cena, compreende a última etapa na qual o estudante e o professor refletem sobre o ocorrido e pontuam o que poderia ou não ter sido feito diferente.
"A clínica para um grupo numeroso de estudantes está sendo de extrema importância, para que outras disciplinas consigam viabilizar o uso desta estratégia pedagógica. Almeja-se a efetividade no desenvolvimento do pensamento crítico, desenvolvimento de competências em Enfermagem, tomada de decisão, trabalho em equipe e fortalecimento da autoconfiança dos estudantes." Pontuou a professora Regiane Barreto.
Source: Comissão de Comunicação FEN/UFG