Card - V Encontro de Saúde Mental

Aconteceu em Pirenópolis o V Encontro Goiano de Saúde Mental

Atualizada em 20/10/23 12:27.

Reconstruindo o cuidado psicossocial - fazer com e fazer junto em saúde mental no SUS

Texto: Eduardo Almeida

02 V Encontro de Saúde Mental 

(Foto 01: Mesa Diretiva)

Nos dias 09, 10 e 11 de outubro, no câmpus da Universidade Estadual de Goiás em Pirenópolis, aconteceu o V Encontro Goiano de Saúde Mental realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental (Recuid) sediado na Faculdade de Enfermagem, junto a Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e a Prefeitura de Pirenópolis (GO). Possuindo uma programação diversificada e tendo a presença de referências da área de diversos estados do país, o evento reuniu, de modo interdisciplinar, em torno de 300 participantes, entre pesquisadores, profissionais, estudantes e usuários do serviço de saúde mental.

03 V Encontro de Saúde Mental

(Foto 02: Recepção)

01 V Encontro de Saúde Mental

(Foto 03: Recepção com as professoras Camila Caixeta e Nathália Silva)

Em sua quinta edição, o encontro teve como objetivo promover a discussão de diversos temas em saúde mental e favorecer o intercâmbio de conhecimento e o compartilhamento de experiências visando fortalecer o modelo psicossocial no estado de Goiás. Iniciado na tarde de 09 de outubro, o primeiro dia da programação contou com os minicursos Gestão Autônoma de Medicação, ministrado por Girliani Souza (Unifesp); Intervenção Breve, ministrado por Divane Vagas (USP); Grupos Terapêuticos no Caps, ministrado por Fernanda Nunes (IPTSP/UFG); Redução de danos, ministrado por Jorgina Sales (UFAL); Crise e Urgência em Saúde Mental, ministrado por Cynara Rodrigues (Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino e Pesquisa); e, Matriciamento: Como fazer?, ministrado por: Claudielle Teodoro, Denis Saffer e Sandra Fortes (Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino e Pesquisa). Já no segundo momento, às 19h, ocorreu o acolhimento e abertura do evento com a composição da Mesa Diretiva.

Representando as instituições que realizaram e apoiaram o encontro, as autoridades presentes na mesa de abertura destacaram em suas falas o compromisso com atenção psicossocial no estado e a importância do evento em promover discussões relevantes e formar profissionais e estudantes. A docente da FEN e Gerente de Saúde Mental do estado de Goiás, prof.ª Nathália Silva, pontuou que a programação científica do evento observou os desafios da área psicossocial em todas as suas dimensões, sejam elas técnicas, assistenciais, políticas, conceituais e teóricas, por meio das visitas aos serviços e as reuniões com profissionais de saúde, bem como pelas pesquisas realizadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação. A diretora da Faculdade de Enfermagem e atual coordenadora do Recuid, prof.ª Camila Caixeta, destacou que o encontro só foi possível graças aos diversos parceiros que atuaram juntos. Defendendo a união dos profissionais da área diante das dificuldades, a professora Camila comentou ainda sobre a importância dos resultados do evento alcançarem os que estão na ponta do serviço de saúde mental.

04 V Encontro de Saúde Mental

(Foto 04: Fala da prof.ª Nathália durante a Mesa Diretiva)

05 V Encontro de Saúde Mental_Minicurso 06 V Encontro de Saúde Mental_Minicurso 07 V Encontro de Saúde Mental_Minicurso

(Fotos 05, 06 e 07: Minicursos)

O segundo dia do encontro começou com a conferência de abertura "Re) construindo o cuidado psicossocial - fazer com e fazer junto em saúde mental no SUS", ministrada por Marcelo Kimati (UFPR). Ao longo do dia, ocorreram também os painéis Práticas inovadoras de cuidado em saúde mental, com mediação da prof.ª Camila Caixeta (FEN/UFG) e participação da Divane Vagas (USP), da Girliani Souza (Unifesp) e da Luciana Santana (CREMIC/SES-GO); Loucura, Reforma Psiquiátrica brasileira e Atenção Psicossocial: o diagnóstico médico entre parênteses, com mediação da prof.ª Fernada Nunes (IPTSP/UFG) e participação do Ricardo Bazilio (UFG), do Mauro Elias (UFG) e do Marcelo Pedra (UnB); Diálogos sobre Saúde Mental na Atenção Primária, com mediação da prof.ª Adrielle Cristina (FEN/UFG) e participação da Sandra Fortes, da Joana Moscoso (Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino e Pesquisa) e da Gisele Alves (SMS de Alexânia); Processos de trabalho nos serviços da RAPS e uso de tecnologias digitais, mediado por Luzana Eva (Recuid/UFG) e participação da Karine Zago (UFU) e da Jaqueline Stefanini (Fuccampis); Estratégias de monitoramento e avaliação da RAPS, com mediação da prof.ª Nathália Silva (UFG/GESAM/SES-GO) e participação da Vívian Coelho (UFOP), do Airton Filho (UFG) e da Lucilene de Paula (SES-GO); e, Promoção do protagonismo social e estratégias de reabilitação psicossocial, com mediação do Paulo Henrique (GESAM/SES) e participação do Daniel Elia (SES-RJ), da Gardenia Lemos (UFG) e da Bárbara Vaz (Fiocruz).

V Encontro de Saúde Mental_Conferência de Abertura

(Foto 08: Conferência de Abertura)

V Encontro de Saúde Mental_Painel V Encontro de Saúde Mental_Painel2

V Encontro de Saúde Mental_Painel3

Fotos 09, 10 e 11: Painéis)

Ainda, no segundo dia, às 14h10, aconteceu a conferência "Felicidade e Bem-Viver", com Marcelo Kimati e Elizabeth Esperidião. A professora destacou em sua fala que a busca pela felicidade não significa evitar emoções negativas, mas desenvolver a capacidade de lidar com a negatividade de maneira construtiva, além de abordar o sentimento de realização ao observar a quinta edição do encontro junto ao aniversário de 10 anos do Recuid. Já Marcelo, pontuou o poder dos profissionais em remodelar as relações entre Estado e sociedade, por meio da compreensão da felicidade construída pelas pessoas e pela psiquiatria. Além disso, a programação contou com apresentação de trabalhos, apresentações culturais, lançamento de livros e confraternização com show da banda Zebraz.

V Encontro de Saúde Mental_Conferência Felicidade e Bem-Viver

(Foto 12: Professora Elizabeth Esperidião na Conferência Felicidade e Bem-Viver)

V Encontro de Saúde Mental_Conferência Felicidade e Bem-Viver2

(Foto 13: Conferência Felicidade e Bem-Viver)

No último dia do encontro, dando continuidade às discussões para o fortalecimento do atendimento psicossocial, foram realizados os painéis Práticas de cuidado à saúde mental infanto-juvenil, com mediação da Elma Aniceto (GESM/SES) e participação da Paula Pereira (SES-GO), do Hugo Monteiro (UFRPE) e da Eurides Pinho (SMS Aparecida de Goiânia); Processos de trabalho relacionados à operacionalização dos leitos de saúde mental em hospitais gerais, com mediação da prof.ª Camila Caixeta (FEN/UFG) e participação do Leandro Pinho (UFRGS) e do Jander Vieira (CAPS Ipê); Saúde mental, direitos humanos, vulnerabilidade e equidade, com mediação da Bianca Lopes (SES-GO) e participação da Bárbara Rocha (FEN/UFG), da Claudia Braga (OPAS) e da Milena Nunes (SES-GO); e, Afirmação da liberdade: Protagonismo e Redução de Danos, mediado por Rogério Borges e participação da Jorgina Sales (UFAL), do Mário Caixeta (MPGO) e da Paula Dias (PUC Goiás). Ocorreram também apresentações de trabalhos com mediação do Johnatan Martins (Recuid/UFG) e da Luzana Eva (Recuid/UFG) e a conferência de encerramento "Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos", mediada pela prof.ª Nathália Silva (UFG/GESAM/SES-GO) e participação do Leonardo Pinho (Ministério dos Direitos Humanos).

V Encontro de Saúde Mental_Painel4 V Encontro de Saúde Mental_Painel5

V Encontro de Saúde Mental_Painel6

(Fotos 14, 15, 16 e 17: Painéis)

V Encontro de Saúde Mental_Apresentação de Trabalhos V Encontro de Saúde Mental_Apresentação de Trabalhos2

(Fotos 18 e 19: Apresentação de trabalhos)

Durante todo o evento, além da programação geral, Nilda e Mauro promoveram atendimentos com Espaço de Cuidados, oferecendo aos participantes serviços de meditação, biodança, constelação familiar, chikung e auriculoterapia. Já o Espaço Deusdete, promoveu a economia solidária com venda de produtos dos usuários do serviço de saúde mental, de comerciantes de ervas e produtos relacionados, além de atividades interativas como o Jogo do Acesso e a roda de conversa "O uso das plantas medicinais na Saúde Mental", com neide das ervas. O Encontro Goiano de Saúde Mental acontece a cada dois anos e a próxima edição está prevista para 2025. 

V Encontro de Saúde Mental_Cuidados V Encontro de Saúde Mental_Cuidados2

(Fotos 20 e 21: Espaço de Cuidados)

V Encontro de Saúde Mental_Vendas V Encontro de Saúde Mental_Gerarte

V Encontro de Saúde Mental_Neide das Ervas

Fotos 22, 23 e 24: Espaço Deusdete)

Acesse aqui o drive com todas as fotos do evento.

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias