Card - Novas Pós-Graduandas vindas do México

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde recebeu novas pós-graduandas vindas do México

Atualizada em 23/10/23 10:56.

Ações para a mobilidade estudantil

Texto: Eduardo Almeida

Foto - Novas Pós-Graduandas vindas do México

No último mês, as pós-graduandas Alessandra Martinez Abascal e Deyanira Consuelo Colin Zepeda, integrantes do Programa de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), estiveram na Faculdade de Enfermagem por meio da mobilidade estudantil. A parceria já propiciou a vinda de uma pós-graduanda anteriormente e espera-se a chegada de mais dois intercambistas para atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS). 

Em entrevista para a equipe de comunicação da Faculdade de Enfermagem, as acadêmicas ressaltaram as experiências durante a estadia e os detalhes dos trabalhos realizados em suas pesquisas. A rotina durante as duas semanas no Brasil contou com visitas em unidades de saúde e hospitais, tendo o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e compreender as diferenças do país de origem, além de integrar atividades de ensino e pesquisa no desenvolvimento de seus trabalhos. 

Atuando na pesquisa em torno da omissão do cuidado, uma das pós-graduandas pontuou que a visita aos hospitais deu a ela a oportunidade de ver o trabalho da Enfermagem e quais os fatores que influenciam na omissão no setor público. Já a segunda pós-graduanda, que desenvolve sua pesquisa na atenção primária, destacou que conhecer o sistema de saúde brasileiro adicionou conhecimentos de outro contexto nacional a sua tese, com insights a serem sugeridos para atenção primária no México.

Abordando as semelhanças e distinções entre o programa da Faculdade de Enfermagem e o programa de origem, as pós-graduandas ressaltaram que ambos possuem alto rendimento, com incentivos a publicações frequentes. Em relação ao PPGENFS, as acadêmicas destacaram o acompanhamento das suas orientadoras aqui no Brasil, prof.ª Ana Elisa Bauer e prof.ª Roxana Gonzales, que coordenaram as atividades durante a mobilidade, propiciando além das visitas técnicas, o contato com os pesquisadores da unidade. Internacionalmente, as intercambistas destacaram a importância da parceria para fortalecer a Enfermagem além das fronteiras nacionais.

No fim da entrevista, as pós-graduandas pontuaram a recepção calorosa que teve, as surpresas com a cultura e a gastronomia, que afirmaram terem gostado bastante, além da oportunidade de poderem praticar outro idioma estando em um novo país. 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias