Card - Um ano da Sala de Vacinas

Neste Dia Nacional da Vacinação, seja um divulgador do importante papel da ciência

Atualizada em 17/10/23 13:41.

Vacinas salvam vidas

Texto: Eduardo Almeida

Hoje, 17 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação em todo o país, data destinada à promoção da importância da imunização no controle de epidemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas anualmente. Existem hoje vacinas contra cerca de 20 doenças. Historicamente, no Brasil, as vacinas contribuíram para a erradicação de doenças graves como a varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano, entretanto, devido a baixa na cobertura vacinal nos últimos anos, algumas doenças têm retornado. 

Nesse sentido, ser um aliado na divulgação da ciência e no papel das vacinas é de extrema importância. Na sua participação recente na XXV Jornada Nacional de Imunizações, a docente e coordenadora da Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Juliana Lima, ressaltou que informações falsas, principalmente as que circulam nas redes sociais, têm contribuído para a baixa na cobertura, sendo necessário a formação de profissionais e a instrução da população para o combate a essa prática. De acordo com a OMS, a ocorrência da pandemia da Covid-19, por exemplo, demonstrou de maneira massiva o papel crucial das vacinas, salvando milhões de vidas e bloqueando a cadeia de transmissão do vírus. 

A FEN, atuante e ciente do seu papel na formação e promoção da saúde e da ciência, além do conhecimento acadêmico, por meio da extensão, tem atendido a comunidade com sua Sala de Vacinas. No último mês, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a direção da unidade pontuou as mais de 24 mil doses aplicadas pela sala somente em 2022, com grandes expectativas para o balanço de 2023. 

Venha Vacinar na FEN!

Nossa Sala de Vacinas funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. Atualmente, estão disponíveis vacinas de campanha e de rotina. Sendo necessário apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinas, estão disponíveis Covid-19; influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano); tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); febre amarela; meningocócica C (apenas para profissionais da saúde); DTPA (difteria, tétano e coqueluche para profissionais da saúde e gestantes); e, HPV. 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias