Card - Estágio Vivência SanRural

Projeto SanRural promoveu integração de estudantes da FEN com comunidades rurais

Atualizada em 06/10/23 14:24.

Estágio Vivência e educação em saúde

Texto: Eduardo Almeida

Foto 01 - Estágio Vivência SanRural Foto 02 - Estágio Vivência SanRural

No último mês, entre os dias 21 e 27, as docentes e os estudantes que integram o Projeto de Pesquisa e Extensão em Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural) estiveram no distrito de Lavrinhas do São Sebastião, no centro-norte goiano, para atividades de educação e promoção da saúde com a comunidade local. Com ações realizadas na Escola Municipal Professor Adir Soares Morais, o Estágio Vivência, etapa do projeto que possibilita aos estudantes de graduação a integração com a população das comunidades rurais, fez com que os discentes vivenciassem o cotidiano das crianças do campo, ressaltando as comunidade quilombola Porto Leocárdio e a comunidade de assentamento Monte Moriá, que já fizeram parte do projeto.

Foram desenvolvidas ações pautando o conceito de saúde, determinantes sociais e sustentabilidade, bem como atividades junto a Prefeitura de São Luís do Norte para apresentar à gestão do município as demandas identificadas pelo projeto SanRural ao longo dos cinco anos de atuação. As professoras e estudantes também estiveram presentes na unidade de saúde local promovendo uma oficina de discussão sobre as barreiras de acesso da comunidade rural aos serviços de saúde. Segundo a docente da FEN, prof.ª Bárbara Rocha, a atividade proporcionou ótimos resultados, sendo que os profissionais de saúde reconheceram que algumas ações podem ser realizadas para mitigar barreiras geográficas, econômicas e sociais de acesso à saúde.

Foto 03 - Estágio Vivência SanRural Foto 04 - Estágio Vivência SanRural Foto 05 - Estágio Vivência SanRural

Fotos 03 e 04: Visita com a comunidade

A professora Bárbara pontuou ainda que as ações realizadas impactam imediatamente a vida da comunidade e que superaram as expectativas. Com a interação, as crianças tornam-se caminhos de disseminação de informações. Já atuação junto aos profissionais de saúde, deverá proporcionar um maior diálogo com a comunidade rural e intensificar as visitas domiciliares e atividades em grupo. Além disso, as ações de campo proporcionaram aos estudantes o contato com a natureza, o diálogo político, o trabalho em equipe e a percepção da potencialidade da atuação do Enfermeiro(a). O Estágio Vivência ainda acontece na perspectiva do saneamento.

Foto 06 - Estágio Vivência SanRural Foto 07 - Estágio Vivência SanRural Foto 08 - Estágio Vivência SanRural

Foto 07: Equipe na unidade básica de saúde

Compuseram a equipe as docentes da FEN, prof.ª Bárbara Rocha e prof.ª Valéria Pagotto; os estudantes da FEN, Manoela Amorim, Thayrynny Araújo e Vitor Silva; e, a estudante de Engenharia Ambiental (IFG), Letícia Borges.

Foto 09 - Estágio Vivência SanRural Foto 10 - Estágio Vivência SanRural

Foto 10: Reunião com a gestão do município de São Luís do Norte