Card - PPGENF no Peru

Relembre a visita técnica da docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem a Universidade Peruana Cayetano Heredia

Atualizada em 21/09/23 10:54.

Ações para a internacionalização do PPGENF

Texto: Julianna Malagoni

Entre os dias 13 e 28 de julho de 2023, prof.ª Roxana Isabel Cardozo Gonzales, docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e Coordenadora da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Enfermagem, realizou visita técnica na Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH), em Lima-Peru.

Como primeira atividade, prof.ª Roxana participou do evento intitulado "I Jornada Internacional e da III Jornada Científica do Grupo de Pesquisa CuidArt-e", realizado na UPCH. Naquela oportunidade, acompanhada pela prof.ª Valéria Pagotto, vice-coordenadora do PPGENF; pela prof.ª Yesenia Musayón, vice-reitora da UPCH; e, pela prof.ª Nélida Hilario (UPCH). Foram discutidas maneiras de estabelecer e fortalecer ações colaborativas entre os países da América Latina, tais como o desenvolvimento de pesquisas e publicações conjuntas.

Jornada Internacional PPGENF no perú

Foto 01: Jornada Internacional

Posteriormente, prof.ª Roxana reuniu-se com representantes da equipe técnica da Subdireção de Medicina do Trabalho e Ambiental do Centro Nacional de Saúde Ocupacional e Proteção do Meio Ambiente para a Saúde (CENSOPAS) num esforço conjunto para estreitar parcerias e fortalecer o desenvolvimento de linhas de pesquisa no âmbito da saúde ocupacional. Entre os acordos discutidos, está a intenção de elaborar uma proposta de convênio entre a UFG e o Instituto Nacional de Saúde do Peru, com vistas a fortalecimento de recursos humanos, mobilidade profissional e desenvolvimento de pesquisas. Ainda em Lima, prof.ª Roxana visitou Unidades de Atenção Primária peruanas e o Centro de Referência para Tuberculose, no Hospital Público Cayetano Heredia.

CENSOPAS PPGENF no Peru

Foto 02: Reunião CENSOPAS

Atenção Primária PPGENF no Peru

Foto 03: Visita a unidades de atenção primária

Por fim, a docente do PPGENF participou de reunião com a diretora do Colégio de Enfermeiros da Região Loreto, a enfermeira mestre Flor Marapara, para avaliar a possibilidade de pesquisas conjuntas no âmbito da Tríplice Fronteira Brasil, Colômbia e Peru.
Reunião Colégio de Enfermeiros PPGENF no Peru
Foto 04: Reunião com a prof.ª Flor Marapara