Jornada Liga DOA

Liga Doa Goiás promoveu a 6ª edição da sua Jornada Acadêmica e Curso Introdutório

Atualizada em 26/07/23 16:53.

Doação, captação e transplante de órgãos

Texto: Roberta Freitas

O evento anual promovido pela Liga Acadêmica de Doação e Captação de Órgãos para Transplantes uniu, em dois dias de programação, a 6ª Jornada Acadêmica de Doação, Captação e Transplante de Órgãos e o 6º Curso Introdutório Liga DOA Goiás, que aconteceu no dias 20 e 21 de julho, no auditório da FEN/Fanut. O evento contou com a participação de graduandos da FEN e de outras universidades, além dos palestrantes com vasta experiência na área de transplante no estado de Goiás, no diagnóstico de morte encefálica e nos cuidados de enfermagem ao potencial doador de órgãos.

Jornada Liga DOA - Foto 2  Jornada Liga DOA - Foto 3

No primeiro dia, os participantes foram recepcionados com um coffee break e em seguida a abertura da jornada e dos cursos, com temas relevantes para o tema de doação de órgãos. A primeira palestra, com o tema "Panorama da doação e transplante de órgãos no estado", foi apresentada pela Enfermeira Katiuscia Christiane Freitas, em seguida, ministrada pelo Dr. Lórimer Sandoval Carneiro, a aula com o tema " Diagnósticos de morte encefálica", e para finalizar a programação do dia, a palestra com o tema "A enfermagem na manutenção do potencial doador" apresentada pela enfermeira Rayane Watanabe.

No segundo dia, a Liga trouxe em sua programação uma palestra sobre "Entrevista familiar e suas nuances" ministrada pela Psicóloga Karina Godinho Mendes. E com o objetivo de trazer diferentes perspectivas sobre o universo da doação e transplante de órgãos, o evento realizou uma mesa redonda com o tema "Da doação ao transplante: Desafios da equipe multiprofissional e percepção de um transplantado" com a participação do Dr. Ricardo Araújo Mothé, Enfermeira Ingred Fernanda de Oliveira, Sarah Fernanda Quirino e a Polyana Passos, que conta com a experiência de transplantada. As docentes, prof.ª Karina Suzuki e prof.ª Regiane Barreto, também estiveram presentes na mesa como mediadoras.

Jornada Liga DOA - Foto 1  Jornada Liga DOA - Foto 4

A prof.ª Regiane Barreto, docente da Faculdade de Enfermagem e fundadora da Liga Doa Goiás, comentou sobre a jornada. "O evento foi de suma importância para disseminar o conhecimento e a sensibilização sobre o tema em graduandos da saúde".

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG