Card I Jornada Internacional

Professoras do PPGENF participaram da I Jornada Internacional e III Jornada Científica del Grupo de Investigación CuidArt-e no Peru

Atualizada em 19/07/23 13:18.

Ações para o incentivo à internacionalização da unidade

Texto: Roberta Freitas e Coordenação do PPGENF

Na última sexta-feira, aconteceu a I Jornada Internacional y III Jornada Científica del Grupo de Investigación CuidArt-e, realizada na Universidad Peruana Cayetano Heredia, localizada em Lima, capital do país. As docentes Valéria Pagotto e Roxana Gonzalez estiveram presentes representando a Faculdade de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, com o objetivo de estabelecer ações de fortalecimento para colaboração entre países da América Latina. Entre as ações propostas no evento, foi discutida a articulação de uma pesquisa sobre a atuação do profissional de Enfermagem de Atenção Básica nos países latinos.

I Jornada Internacional - Foto 1. I Jornada Internacional - Foto 2

A prof.ª Valéria, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), ministrou conferências abordando questões relacionadas à investigação e inovação na Atenção Primária no Brasil, além da contribuição dos programas de pós-graduação de Enfermagem para a área.

A docente do PPGENF e coordenadora da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Enfermagem, profª Roxana, abordou questões relacionadas às experiências de redes internacionais para o fortalecimento da formação de pós-graduandos de Enfermagem e sua contribuição na Atenção Primária.

I Jornada Internacional - Foto 4 I Jornada Internacional - Foto 3

Dando continuidade a programação de internacionalização do PPGENF, as professoras participaram de reuniões para discussão do fortalecimento da colaboração entre países do sul global, fizeram uma visita técnica na universidade e, por fim, as professoras e os demais representantes dos países se reuniram com os docentes e alunos para uma troca.

Estiveram presentes no encontro, a Dra. Elizabeth Vargas Rosero, vice-reitora acadêmica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional da Colômbia (UNC); a Dra. Sofía Elena Pérez Zumano, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM); o Dr. Fernando Bertoloto, professor titular e diretor da Faculdade de Enfermagem da Universidade da República do Uruguai (UDELAR); e, a Dra. Mariangela, integrante da Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH).