Card - Disciplina Felicidade no Contexto da Pós-Graduação

Ministrada na FEN a disciplina Felicidade no Contexto da Pós-Graduação

Atualizada em 02/06/23 09:30.

Ofertada pelo programa UFG Doutoral

Texto: Eduardo Almeida

Foto 01 - Disciplina Felicidade no Contexto da Pós-Graduação

Com a participação das docentes da Faculdade de Enfermagem, a disciplina foi realizada nos dias 29 e 30 do último mês. Ofertada de forma presencial, aqui na FEN, teve como objetivo possibilitar aos participantes a compreensão dos fatores psicológicos, sociais, políticos e econômicos para a promoção da felicidade e identificar recursos de ordem individual para promoção do autocuidado. Tendo um conteúdo programático dividido em quatro unidades, foi ministrada pelas professoras Camila Caixeta (FEN/UFG), Elizabeth Esperidião (REPEGET/FEN/UFG), Marciana Farinha (PPGPSI/IP/UFU) e Nathália Silva (FEN/UFG). 

Comentando sobre a importância da disciplina diante da singularidade do tema, a professora Elizabeth pontuou a relevância da aula. "É uma iniciativa muito louvável que faz despertar nos estudantes e nas pessoas envolvidas dimensões às vezes esquecidas. É possível, com todas as demandas da pós-graduação, fazer as atividades de maneira mais leve e com parcerias saudáveis."

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/IPTSP), a estudante Camila Guedes Sena comentou sobre como a disciplina trouxe, pautando a felicidade, oportunidades de novas relações com pessoas de outras áreas do conhecimento. "Falar de felicidade na busca de realização, de entendimento. Às vezes, na pós-graduação, a gente se sente muito solitária, cada um desenvolve sua pesquisa e está muito imerso no seu objeto de estudo". Camila também pontuou sua curiosidade diante do tema. "Nós da saúde estamos sempre olhando para a doença, mais para os sintomas de tristeza e isolamento, muito mais a doença do que o indivíduo. Essa foi uma oportunidade importante para olharmos para o indivíduo na pós-graduação, pensando na discussão da felicidade e estratégias diante do nosso contexto". 

Já a estudante Suelenn Eloise, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/IPTSP), apontou suas percepções com a disciplina. "A experiência foi muito interessante, primeiro, porque ela conseguiu reunir pessoas que frequentam diferentes programas de mestrado e doutorado aqui da instituição. Essa diversidade favorece muito para o nosso crescimento e enriquecimento da discussão sobre o tema." Suelenn também abordou o conteúdo da disciplina. "Relevante porque trouxe uma parte teórica, com o que tem na literatura e norteia o entendimento da felicidade, o que é importante considerar na sua construção, além das reflexões para estabelecer ações para colocar em prática tudo o que foi discutido."

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/ICB), a estudante Julia Masiero, recém ingressa no curso, comentou sobre a importância da disciplina neste começo da pós. "A disciplina foi muito enriquecedora. Eu pude ter uma noção do que acontece, não só no meu programa, mas também em outros programas e como proceder em relação ao adoecimento mental e outros temas discutidos. Vim sem expectativas e acabei me surpreendendo muito." 

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias