Card - Semana de Enfermagem

Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Enfermagem realizou a 7ª Semana de Enfermagem

Atualizada em 23/05/23 14:19.

Uma semana repleta de atividades, oficinas e aprendizados

Texto: Roberta Freitas

O PET FEN/UFG realizou a 7ª Semana de Enfermagem, o evento é organizado pelo grupo desde 2017. Este ano, seguindo a temática discutida em nível nacional, trouxe como eixo central o tema "Construindo a Enfermagem do Amanhã: desafios para a sustentabilidade da profissão". Com a cooperação financeira da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (FUNDAHC), apoio das ligas acadêmicas Lute, Doa Goiás e Multiferidas e da Comissão de Internacionalização da FEN. O evento seguiu com a programação de palestras, mesas redondas, oficinas e um encontro internacional.

A cerimônia de abertura contou com participações, representando os discente da Faculdade de Enfermagem, esteve presente o aluno Davi, presidente do Centro Acadêmico; a prof.ª Maria Márcia Bachion, representando as entidades de classe da Enfermagem; a enfermeira Edna de Souza Batista, presidente do Coren Goiás; a representação dos sindicato dos trabalhadores da saúde no SUS, a presidente eleita, Neia Vieira; e, a diretora da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Camila Cardoso Caixeta.

Semana de Enfermagen - Foto 11  Semana de Enfermagem PET -Foto 3 Semana de Enfermagem PET -Foto 5

O primeiro dia da semana de enfermagem do PET ofereceu duas palestras, uma sobre saúde mental do trabalhador da Enfermagem para a sustentabilidade do trabalho de qualidade e do bem viver, ministrada pela prof.ª Nathália dos Santos Silva, pontuando importantes conceitos relacionados a felicidade e ao trabalho. Em seguida, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde, Néia Vieira, apresentou a palestra Lutas e Conquistas da Enfermagem, abordando as conquistas da categoria ao longo dos anos e realçando as pautas de luta que ainda são necessárias na Enfermagem.

O segundo dia o evento foi repleto de atividades, iniciando com as oficinas ofertadas pelas ligas da Faculdade de Enfermagem, com os seguintes temas: Atualidades no Tratamento de Feridas; Conhecimentos, Habilidades e Atitudes do Enfermeiro frente a Parada Cardiorrespiratória; e, Atuação do Enfermeiro na Captação e Transplante de Órgãos. Após as oficinas, aconteceu o encontro internacional promovido pela Comissão de Internacionalização da FEN, na modalidade híbrida, com objetivo de internacionalizar os estudantes da faculdade e oferecer palestras da Austrália, Portugal e Brasil.

Semana de Enfermagem PET -Foto 7 Semana de Enfermagem PET -Foto 6

Em seguida, foram realizadas duas mesas redondas, nas quais discutiram-se a inteligência artificial e a informatização na qualidade da assistência e na sustentabilidade da profissão. Participaram, de forma remota, o prof. Arlindo Rodrigues Galvão Filho, professor adjunto em Machine Learning e Deep Learning na Universidade Federal de Goiás e a Andreia Cristina de Souza, Consultora de Inovação no DataSUS, Gerente de Tecnologia da Informação na Secretaria de Saúde de Maringá e Membra da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Semana de Enfermagem PET -Foto 10 Semana de Enfermagem PET -Foto 8

Ao final, o evento ofereceu uma mesa redonda sobre sustentabilidade do ensino de qualidade para a formação de enfermeiros e pesquisa para a sustentabilidade das práticas de Enfermagem baseadas em evidência, debate promovido pela prof.ª Natália Del' Angelo Aredes, vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, e pela prof.ª Maria Márcia Bachion, editora científica da Revista Eletrônica de Enfermagem.

O prof. Hélio Galdino, coordenador do projeto, comentou sobre a relevância do evento para a comunidade. "A 7ª Semana de Enfermagem do PET FEN/UFG contou com a participação de estudantes da FEN e de outras instituições de ensino de Enfermagem, promovendo interação entre eles e provocando profundas reflexões sobre a profissão e seus desafios. As palestras e discussões foram motivadores e o evento cumpriu seu objetivo de celebrar a semana de enfermagem e o Dia do Enfermeiro com conhecimento, ciência e confraternização. O PET agradece a todos os participantes e parceiros que colaboraram para a realização desse evento."

Semana de Enfermagem PET - Foto 12  Semana de Enfermagem PET - Foto 13