
Docente da FEN participou da abertura da XXIV Semana da Enfermagem do Hospital Estadual Alberto Rassi
O papel da Enfermagem no protagonismo para redução de desigualdades
Texto: Eduardo Almeida
Na manhã da última segunda-feira, 15 de maio, a docente da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Bárbara Rocha, esteve presente na XXIV Semana da Enfermagem do HGG, onde realizou a palestra de abertura do evento, abordando o papel da Enfermagem no protagonismo para redução das desigualdades. As atividades da semana encerram nesta sexta-feira (19) e acontecem nas dependências do hospital.
Dentre as temáticas trabalhadas na apresentação, a docente palestrou sobre o que são e como se constituem as desigualdades sociais e como as iniquidades são caracterizadas. Segundo a professora, a partir do reconhecimento das desigualdades, podemos identificar o protagonismo enquanto Enfermagem para o enfrentamento dessa problemática. Quando a desigualdade é entendida, deve ser tomada uma postura de enfrentamento, onde o enfermeiro tem que adotar uma visão crítica, fazendo a gestão do serviço de saúde e do cuidado com a escuta ativa das necessidades do usuário.
Complementando, a prof.ª Bárbara pontuou que a gestão do serviço deve estar em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), para que todas as pessoas, independente de raça, gênero e classe social tenham acesso ao serviço de saúde com equidade e integralidade. Junto a isso, a Enfermagem sempre atuante com a prática baseada em evidência.
Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG