
Faculdade de Enfermagem participou com sucesso do Espaço das Profissões 2023
Projetos de extensão apresentaram seus trabalhos na sala interativa
Texto: Roberta Freitas
Nos dias 10 e 11 deste mês, no Campus Samambaia, a Faculdade de Enfermagem recepcionou e apresentou a unidade para os estudantes do ensino médio. O tradicional evento que abre as portas da universidade para a comunidade, reuniu alunos da capital e do interior com o cronograma repleto de atividades. Na sala 204, no Centro Aulas Baru, os projetos da FEN trouxeram detalhes da graduação em Enfermagem, mesclando ensino, pesquisa, extensão e cultura.
Os projetos de extensão da Faculdade de Enfermagem se destacaram apresentando suas pesquisas.
A Sala de vacinas apresentou aos estudantes as vacinas oferecidas a comunidade disponíveis na faculdade e as medidas necessárias para armazenamento, transporte e as demais informações técnicas.
O Ambulatório PIC's mostrou aos visitantes algumas práticas desenvolvidas por eles no ambulatório, como são feitas e seus resultados, que são oferecidas à comunidade como Auricoloterapia, Acupuntura, Reiki.
Já o Núcleo de pesquisa NUCLAIDS, levou aos estudantes conhecimentos sobre educação sexual e as doenças sexualmente transmissíveis, apresentando os preservativos tanto masculinos, como femininos e as instruções de como colocar, retirar e descartar as camisinhas, com o intuito de conscientização e diminuição das ISTs.
A Liga LUTE de urgência e emergência, mostrou aos estudantes técnicas de primeiros socorros, como massagens cardiorrespiratórias que foram simuladas em bonecos realistas. Além disso, a liga distribuiu panfletos com instruções necessárias para um socorro primário.
O Núcleo de pesquisa NEPIH levou ao espaço o projeto Mãos Limpas, com o tema sobre a conscientização da higienização de mãos, como a principal forma de controle de infecções. Com uma caixa denominada "caixa da verdade" que acusa as regiões da mão que não foram limpas corretamente. Assim, o NEPIH ensinava aos visitantes a forma correta da higienização.
A Liga DOA conversou com os visitantes da sala sobre a importância da doação de órgãos e sanou dúvidas daqueles não que não sabia a extrema relevância e alcance que uma doação pode fazer.
A Liga Lisam, que estuda a saúde integral da mulher, levou aos visitantes o autoexame de mama e o preventivo. Exames muito importantes como forma de conscientização sobre a importância de olhar para o seu corpo e entender quando não está saudável.
Confira aqui o vídeo com alguns registros desses dois dias de amplo conhecimento.
Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG