
Docente da FEN participou de evento sobre ingresso e permanência de estudantes indígenas promovido pela Secretaria de Inclusão da UFG
SIN propõe a criação de Coordenações nas unidades
Texto: Eduardo Almeida e Natália Aredes
Com o objetivo de discutir temas de grande relevância para a promoção de ações voltadas à permanência dos estudantes indígenas no ambiente universitário, o evento ocorreu no dia 18 de abril no auditório da Biblioteca Central, Campus Samambaia. A docente e vice-diretora da FEN, prof.ª Natália Del' Angelo Aredes, representou a unidade no encontro.
Promovido pela Secretaria de Inclusão da universidade, as discussões abordaram a necessidade de ampliar a participação de estudantes indígenas como monitores em projetos de ensino e atividades de iniciação científica, além dos desafios para a conclusão do curso no período regular, considerando adaptações de idioma e cultura, e a estruturação das matrizes curriculares dos cursos.
Coordenações de Inclusão
Visando a criação de pontes, articulações e trabalho coletivo e integrado para que a inclusão se realize efetivamente no âmbito das unidades acadêmicas, a SIN propõe a criação de Coordenações de Inclusão nas unidades. Nesse contexto, a Faculdade de Enfermagem fará parte do projeto piloto dessa iniciativa.
Os objetivos da Coordenação incluem a efetivação do acompanhamento acadêmico e pedagógico a estudantes que necessitam ou que façam uso das ações afirmativas na UFG e acompanhamento de demandas específicas apresentadas pelos discentes. Na FEN, a equipe da Coordenação é composta pelos(as) docentes Jacqueline Lima (coordenadora), Karina Suzuki, Marcos Matos e Cristiana Luciano.
Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG