
Grupo de estudos da Faculdade de Enfermagem sediou conferência estadual sobre saúde da população migrante e brasileiros retornados
Ocorreu na última semana (18/04)
Texto: Eduardo Almeida e Larissa Magalhães
Foto 02: prof.ª Karlla Antonieta / Foto 03: prof.ª Roxana Gonzales
O Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Infecções Transmissíveis e Agravos à Saúde Humana (NECAIH/UFG) sediou a primeira Conferência Estadual Livre de Saúde das Populações Migrantes e Brasileiros Retornados. Pela primeira vez na história de Goiás, foi realizada uma conferência desta natureza.
O evento foi uma importante oportunidade para migrantes e refugiados, ativistas, pesquisadores, profissionais e gestores de saúde debaterem diretrizes e propostas para elaboração de uma Política Estadual de Atenção à Saúde das Populações Migrantes e Brasileiros Retornados.
Com o objetivo contribuir com o debate sobre a saúde da população migrante, pautando a garantia do direito universal à saúde, estiveram presentes a prof.ª Karlla Antonieta Amorim e a prof.ª Sheila Araujo Teles (coordenadora e vice-coordenadora do NECAIH, respectivamente); a profª Roxana Isabel Cardozo Gonzales, presidente da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Enfermagem; e, a prof.ª Larissa Silva Magalhães, membra da referida comissão e ambas, membras do NECAIH.
Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG