Participação no Programa Cafe com CBN - Card

Docente da Faculdade de Enfermagem participou do programa da Rádio CBN Goiânia

Atualizada em 10/04/23 12:33.

Com o tema principal sobre a Infraestrutura da Saúde Municipal

Texto: Roberta Freitas

No último dia 30 (quinta-feira), a profª Bárbara Rocha, docente da Faculdade de Enfermagem, participou do programa de rádio Café com CBN, da CBN Goiânia. 

O programa foi dividido em quatro blocos de discussões, com convidados diversos, das 9h às 12h. A profª Bárbara participou do primeiro bloco, com o debate sobre a saúde pública goianiense, as obras voltadas para essa área, as especialidades disponíveis para a população e todos os projetos da retomada pós pandemia.

Participação no Programa Cafe com CBN - Foto 5 Participação no Programa Cafe com CBN - Foto 3

A docente comentou sobre a importância do tema discutido. "Eu fiquei muito lisonjeada pelo convite da CBN, para discutir uma temática tão importante que é a Atenção Primária à Saúde e discutir de forma tão local, em relação à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e sua infraestrutura. Discutir essa temática é muito importante no sentido de que, o que temos hoje em termos de rede de atenção à saúde tem deixado muito a desejar na infraestrutura municipal, deixando de atender as comunidades. Essa temática é muito discutida dentro da sala de aula, e com os depoimentos das reportagens feita pela CBN é perceptível ver o quanto a população está sofrendo com essa situação. Por isso foi tão considerável argumentar essa questão na presença do Secretário de Saúde que trouxe elementos mostrando a tentativa da prefeitura para diminuição desses impactos, mesmo sendo perceptível a distância entre o que está sendo feito e o que de fato a população recebe como serviço de saúde. Então como profissional foi muito gratificante levar conhecimentos e questionamentos à gestão, sobre o que pode ser melhorado nessa perspectiva." 

Além disso, a profª Bárbara deixou seu depoimento sobre sua experiência no programa. "Na minha fala eu tentei o tempo todo me colocar como usuário que acessa esse serviço e de que forma esse cidadão se sente ao acessar o serviço que muita vezes não corresponde à necessidade que ele precisa. Além disso tentei ver a perspectiva do profissional que está nesse ambiente de trabalho, as condições de trabalho e principalmente a valorização do serviço que ele presta, pois como professora de uma instituição formadora de novos profissionais de saúde é muito importante que, quando o nosso aluno que vira profissional e vai para o mercado de trabalho, ele encontre condições de exercer sua função, vínculos empregatícios digno e a valorização daquilo que ele escolheu fazer."

Participação no Programa Cafe com CBN - Foto 2 Participação no Programa Cafe com CBN - Foto 4

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias