
Docente da Faculdade de Enfermagem participou da Aula Inaugural do curso de Enfermagem da PUC Goiás
Professora Elizabeth Esperidião esteve presente compondo a Mesa Diretiva
Texto: Eduardo Almeida
Com o objetivo de trazer o tema da Campanha da Fraternidade 2023 para o contexto do cuidado, atrelando a fome e a compaixão, o evento ocorreu na última quarta-feira (15) e contou com a presença da docente da FEN, prof.ª Elizabeth Esperidião. Convidada a compor a mesa, em sua fala, a professora fez reflexões acerca da necessidade do profissional manter-se sintonizado com a sua própria condição humana, para oferecer o cuidado para um outro ser humano na sua integralidade.
A docente abordou, ainda, a necessidade de repensar, no cotidiano, o exercício profissional em um cenário que se identifica diferentes privações e vulnerabilidades no convívio humano, reforçando a ideia de que a compaixão é um dos princípios basilares do exercício profissional. Prof.ª Elizabeth pontuo que esse discernimento se encontra presentificado, de forma implícita nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem.
Egressa da FEN, prof.ª Dra. Adrielle Cristina S. Souza, uma das organizadoras do evento, foi orientanda de mestrado da professora Elizabeth e a recebeu na Aula Inaugural. Também presentes o Dr. Sálvio Teixeira (HC-UFG) e o Frei Flávio Nolêto (IFITEG).
Foto 02 - Prof.ª Dra. Adrielle Cristina S. Souza e prof.ª Dra. prof.ª Elizabeth Esperidião
Encerrando sua fala, a docente relatou a perspectiva pedagógica, de forma a debater no ambiente acadêmico, as possibilidades de vivenciar a compaixão, focando especialmente no papel do profissional de saúde nas desigualdades e no contexto das vulnerabilidades na atenção em saúde.
Fonte: Comissão de Comunicação