Card -  Artigo Método Canguru

Você já ouviu falar em Método Canguru? O que será que as mães de bebês saudáveis acham de realizar a posição?

Updated at 02/17/23 15:04 .

Veja o que dizem as participantes da pesquisa publicada na REE

Texto: Eduardo Almeida e Maria Márcia Bachion

O Artigo "Percepções maternas sobre o uso da bolsa canguru em bebês saudáveis em maternidade e domicílio: uma investigação apreciativa" publicado na Revista Eletrônica de Enfermagem, aborda esse tema. Pesquisadoras analisaram a experiência das mães sobre o uso da bolsa canguru em seus bebês, desde o nascimento até o quinto mês de vida.

Parcela das participantes do estudo destacou que, usar a bolsa canguru favorece a amamentação, melhora sua autonomia, o conforto e padrão de sono do bebê, bem como fortalece vínculos familiares. Contudo, nem todas as mães se sentem seguras para o uso do método, por terem receio de o bebê cair ou que a bolsa seja desconfortável.

Foto 01 - Artigo Método Canguru

Foto 01: Prof.ª Karina Siqueira

A equipe da Comissão de Comunicação entrevistou as pesquisadoras: Romilda Rayane Godoi Souza Braga (egressa do Doutorado do PPGENF, sendo o artigo resultado de sua pesquisa de mestrado, sob orientação da prof.ª Thaíla Castral), as professoras da Faculdade de Enfermagem Karina Machado Siqueira, Ana Karina Salge, Thaíla Corrêa Castral e a fundadora do Instituto Bebê Canguru, em Goiânia, Luciene Godoy Lima.

Foto 02 - Artigo Método Canguru

Foto 02: Da esquerda para direita está Romilda Braga, prof.ª Karina Siqueira, prof.ª Ana Karina Salge e prof.ª Thaíla Castral.

Entendendo o que é o Método Canguru e colocando em prática

Foto 03 - Artigo Método Canguru

Foto 03: Participante da pesquisa

Para uma mãe ou gestante interessada em usar o Método Canguru, foi perguntada à enfermeira Romilda Braga os conhecimentos necessário e o que deve ser providenciado para que o mesmo seja feito com qualidade e segurança. "A posição canguru pode ser realizada em bebês a termo ou prematuros. A técnica consiste em colocar o bebê na posição vertical, em contato pele a pele com a mãe ou pai, ou outro cuidador, por quanto tempo ambos desejarem. Pode ser realizada logo após o parto, e também continuada no hospital ou em casa. O uso de uma bolsa canguru, sling, faixa ou avental poderá facilitar o posicionamento do bebê."

Confira aqui o tutorial produzido pelo Instituo Bebê Canguru.

Foto 04 - Artigo Método Canguru

Fonte foto 04: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_recem_nascido_canguru.pdf

Na discussão dos resultados da pesquisa, o método apresenta a possibilidade de um "novo maternar", convida a falar sobre o termo, a professora Karina Siqueira detalhou o processo. "A prática de carregar o bebê com uma bolsa ou sling, como na posição canguru, é pouco difundida entre as mães nos países ocidentais como o Brasil. A separação mãe-bebê é como e pode trazer um impacto negativo para o bem-estar e desenvolvimento do bebê. Considerando que os bebês a termo apresentam imaturidade fisiológica, emocional e neurológica, a prática da posição canguru pode contribuir para uma maternagem baseada em uma relação próxima, segura e forte, com numeroso benefícios para ambos."

Foto 05 - Artigo Método Canguru Foto 06 - Artigo Método Canguru

Fonte foto 05 e 06: https://br.freepik.com/

Descobertas do estudo

A pesquisa realizada chegou a resultados importantes, convidada a comentar sobre eles, a professora Thaíla Castral relatou os benefícios para os bebês saudáveis. "A posição canguru tem tido como foco os bebês prematuros e de baixo peso. No entanto, descobrimos em nosso estudo que os bebês a termo também podem se beneficiar desta prática. Dentre os benefícios percebidos pelas mães que realizaram a posição canguru, destacamos o favorecimento da amamentação, maior autonomia da mãe, maior conforto e melhora do sono do bebê, redução das cólicas e fortalecimento dos vínculos familiares."

Desafios para a utilização do Método Canguru

Na conclusão do artigo, é mencionado que não há muita utilização da bolsa canguru, apesar dos benefícios. Convidada a explicar sobre a questão, a professora Ana Karina Salge abordou as estratégias que podem ser tomadas para reverter essa situação. "A falta de conhecimento das mães e profissionais foi um obstáculo apontado pelas participantes. Desta forma, uma importante estratégia é inserir a temática da posição canguru nas orientações do pré-natal e pós-parto. Além disso, os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro, precisa receber a capacitação sobre a intervenção, posição canguru, para que oriente, estimule e acompanhe a realização da intervenção após o nascimento. Além disso, outras estratégias como o uso de pôsteres, vídeos e jornais com orientações sobre a posição canguru, bem como relatos de experiências exitosas podem contribuir para disseminação da intervenção.

Luciene, do Instituto Bebê Canguru, explica que uma das maiores dificuldade para a utilização do método é o desconhecimento e uma das estratégias usadas pela ONG são oficinas que ensinam a fazer a amarração da faixa, e atendimento por consultoras em visitas presenciais ou por videoconferência.

Foto 07 - Artigo Método Canguru

Foto 07: Divulgação Instituto Bebê Canguru

Leia na íntegra o estudo publicado na Revista Eletrônica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem.

Source: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categories: Notícias Noticias