Evento do PET Reunião de Atualidades

PET Enfermagem realizou mesa-redonda com pautas sobre a violência contra a mulher

Atualizada em 14/12/22 12:42.

Reunião de Atualidades oferecida a todos os discentes

Evento do PET Reunião de Atualidades foto 1  Evento do PET Reunião de Atualidades foto 2

O evento foi realizado na última quinta-feira (08/12), no Auditório FEN/Fanut, estiveram presentes ás Psicólogas Heloísa e Larissa do CREI (Centro de Referência Estadual da Igualdade), que trabalham com as redes de proteção a violência contra a mulher e violência de Gênero, e a docente da FEN, profª Jaciane Sores de Sá, representando a Sala Lilás do IML Goiânia, que atende às vítimas de Violência sexual.

O evento foi idealizado pela SEDS (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social) como parte do Pacto Pelo Fim da Violência Contra a Mulher em Goiás, com a programação de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo desses 21 dias foi trabalhar a temática em vários espaços (polícia, comunidade, universidade e escolas).

O conteúdo da reunião seguiu com as psicólogas explicando sobre os tipos de violência, os programas existentes em Goiás que compõem o pacto pelo fim da violência contra a mulher  e o trabalho que as convidadas desenvolvem no CREI e redes de proteção. A profª Jaciane Soares abordou o que é o projeto Sala Lilás e como é realizado, o atendimento de enfermagem às vítimas de violência sexual e o exame de corpo de delito, trouxe ainda estatísticas atuais sobre o feminicídios em Goiás e sobre o número de casos de estupro.

A docente relatou a importância do evento. "O evento foi de grande relevância para esclarecer aos estudantes de graduação os tipos de violência existentes, os programas de apoio às vítimas de violência e a importância do atendimento de enfermagem à vítima de violência sexual. Atualmente, 1 mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas e 1 menina/mulher é vítima de estupro a cada 10 min no Brasil, segundo o fórum brasileiro de violência contra a mulher. Não podemos nos acovardar diante desses dados alarmantes. Precisamos denunciar os agressores e principalmente, acolher as vítimas."

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG