Aula de Simulação Realística

Estudantes da Faculdade de Enfermagem realizaram aula de simulação realística

Atualizada em 07/12/22 12:00.

Discentes do 6º período simularam atendimentos

As aulas de simulação realísticas acontecem no 6º período do curso de Enfermagem e tem como objetivo a integração entre as disciplinas Paciente Crítico, Enfermagem Cirúrgica e Enfermagem Psiquiátrica, mostrando que tais conteúdos não são isolados, mas sim conectados. Até o momento, foram realizadas duas simulações clínicas, nos dias 11/11 e 02/12.

Na aula em questão, são utilizados simuladores de alta fidelidade. Os próprios estudantes são os atores, chamados de pacientes simulados por replicarem com autenticidade situações clinicas e proporcionar interações verdadeiras para os estudantes. Há evidências da eficiência desta estratégia pedagógica para estimular o pensamento clínico, crítico e reflexivo do estudante.

Nesta perspectiva, buscando atender particularidades de um semestre letivo da FEN/UFG em três disciplinas clínicas que abordam cuidado de Enfermagem nos contextos da psiquiatria, agravos críticos e cirúrgicos, desenvolveu-se este método de ensino com o objetivo de fomentar a experiência da operacionalização da simulação clínica como estratégia pedagógica em disciplinas de um cursi de graduação em Enfermagem.

Aula de Simulação Realística - Foto 1 Aula de Simulação Realística - Foto 3 Aula de Simulação Realística - Foto 2

A simulação clínica é uma estratégia pedagógica orientada pela aprendizagem experiencial, que instiga a reflexão sobre o processo de trabalho na área da saúde e sobre o ensino dos novos profissionais. ambas as necessidades aproximando estudantes e profissionais aos contextos reais simulados, oferecendo completa segurança para os envolvidos.

Tem como etapas o briefing, a cena e o debriefing. O briefing se constitui pelas orientações básicas que o estudante recebe antes de iniciar sua atuação em um cenário simulado, como uma passagem de plantão em que o quadro clínico é descrito. A cena é o momento da simulação em que o caso tem um desfecho dependendo da intervenção do estudante. O debriefing, que ocorre logo após a cena, compreende a última etapa na qual o estudante e o professor refletem sobre o ocorrido e pontuam o que poderia ou não ter sido feito diferente .

Aula de Simulação Realística - Foto 4 Aula de Simulação Realística - Foto 5 Aula de Simulação Realística - Foto 6

A profª Regiane Barreto, responsável pelas simulações desde o ano de 2006 na FEN, comentou sobre os objetivos da simulação. "Espera-se acompanhar o desenvolvimento do estudante nos aspectos cognitivos, motores e relacionais. emitindo feedbacks construtivos que auxiliam no aperfeiçoamento do estudante, o que vai ao encontro do que se propõe na avaliação formativa. Busca-se um ensino mais seguro para estudantes e pacientes e compartilhar possibilidades de operacionalização da simulação.

A docente também relatou a importância da aula. "A clínica para um grupo numeroso de estudantes está sendo de extrema importância, para que outras disciplinas consigam viabilizar o uso desta estratégia pedagógica. Almeja-se a efetividade no desenvolvimento do pensamento crítico, desenvolvimento de competências em enfermagem, tomada de decisão, trabalho em equipe e fortalecimento da autoconfiança dos estudantes."

Iago Souza, estudante que esteve presente na aula, comentou sobre a simulação. "Foi uma proposta de aula incrível, pois conseguimos unificar conhecimentos, sendo estes o de paciente crítico, cirúrgico e psiquiátrico, e de verdade é muito legal poder ter esse tipo de união."