Card - Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações

Docente da FEN apresentou trabalhos na XXIV Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

Atualizada em 12/09/22 14:48.

Coberturas vacinais e a implementação da Sala de Vacinas da FEN/UFG foram temas abordados

Foto 01 - Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações Foto 02 - Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações Foto 04 -Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações Foto 03 - Participação da prof.ª Juliana na Jornada de Imunizações

A docente e coordenadora da Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Juliana Lima, apresentou dois trabalhos no evento, um sobre o resultado da sua tese de doutorado, mostrando as coberturas vacinais abaixo do recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de crianças quilombolas, assentadas e ribeirinhas do Estado de Goiás; e o outro sobre o impacto social e acadêmico da implementação da Sala de Vacinas da FEN/UFG, expondo a importância do projeto para a comunidade e para a formação de enfermeiros. 

O evento que ocorreu do dia 07 ao dia 10 de setembro, na cidade de São Paulo, teve como tema "Pelas Altas Coberturas Vacinais". Durante sua realização, foram apresentados dados atuais das coberturas, que estão bem abaixo do indicado, além de vários projetos e ações que já estão ou serão desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela própria Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). A jornada também abordou a situação de emergência em que se encontra o cenário no Brasil, visto que, de acordo com a OMS, o país tem alto risco de retorno da circulação da Poliomielite e de outras doenças imunopreviníveis.

A professora Juliana comentou sobre o evento. "Foi muito importante para a mobilização de vários órgãos e entidades, tanto do setor público quanto privado, para desenvolver ações de melhoria das coberturas vacinais". A docente também abordou a queda das coberturas e a importância da atuação dos profissionais de saúde. "As causas das quedas das coberturas são multifatoriais, mas precisamos que os profissionais de saúde sejam protagonistas nesse momento, levando informação segura e de qualidade aos seus pacientes. Nós enquanto universidade precisamos formar profissionais capacitados".

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG

Categorias: Notícias Noticias