Captura de Tela 2021-11-24 às 19.34.35

IV CICBEFEN tem início com mais de 1500 participantes

Atualizada em 29/11/21 08:26.

Evento contou com a presença de pessoas do Brasil, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, China, Espanha e Portugal

O IV Congresso Internacional Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XV Mostra Científica, Cultural e de Extensão é um evento científico que busca reunir a comunidade científica, profissionais que atuam na área da saúde e de Enfermagem, gestores e sociedade civil para a discussão de estratégias que subsidiem a produção e tradução de conhecimento baseado em evidências científicas, tecnológicas e de inovação para o enfrentamento dos desafios mundiais no atual contexto.

Nesta edição internacional e online, o evento possui como tema central de discussão “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o cuidado à saúde humana” com a perspectiva de promover o diálogo sobre as possibilidades de redução das iniquidades em saúde e educação por meio da ciência e tecnologia, a partir da troca de experiências nacionais e internacionais. Participam do evento palestrantes do Brasil, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, China, Espanha e Portugal.

Esse evento está coerente com a Missão da Faculdade de Enfermagem: “Formar profissionais com excelência para o cuidado à saúde humana.” e com a Visão de “Ser referência nacional e internacional na produção e divulgação do conhecimento científico”.

Na tarde do dia 24/11/21 teve início a programação do IV Congresso Internacional Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências. Com a participação de mais de 1500 inscritos de 12 países da América e da Europa, as atividades pré-congresso foram marcadas pela maciça presença do público.

Com temas transversais e interdisciplinares, os minicursos agregaram saberes à diferentes áreas do conhecimento. Nas salas nacionais foram conduzidos temas como: “O exercício como remédio” pelo Prof. Dr. Paulo Gentil, da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG; “Letramento em saúde - prioridade para o desenvolvimento da saúde no século XXI” pelas Profas. Dr.ª Virgínia Visconde Brasil e Katarinne Lima Moraes, da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS); o uso da “Ferramenta TIMERS de avaliação e intervenção em feridas crônicas” pelo Prof. Dr. Hélio Galdino Junior, da Faculdade de Enfermagem da UFG e a “Avaliação funcional da visão na criança com múltiplas deficiências” pela Dr.ª e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFG, Tainara Santana.

Na programação internacional, os minicursos contaram com a participação da Professora Associada Dalete Mota da College of Nursing and Health Sciences da University of Wisconsin – Estados Unidos, que tratou da “Implementação de projetos de melhoria de qualidade: modelos, avanços e desafios”, e da Professora Associada Suzanne Hetzel Campbell da School of Nursing da University British Columbia – Canadá que abordou a “Simulação e melhores práticas em educação para profissionais da saúde: inovações disruptivas durante a pandemia”.

A programação oficial teve início às 19:30h com transmissão ao vivo pelo YouTube da FEN e contou com as valiosas participações do Prof. Dr. Edward Madureira Brasil – Reitor da Universidade Federal de Goiás, Prof. Dr. Laerte Guimarães Ferreira Júnior – Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás , Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo – Secretário de Relações Internacionais Universidade Federal de Goiás , da Prof.ª Dr.ª Claci Fátima Weirich Rosso – Diretora da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Goiás e da Prof.ª Dr.ª Flaviana Vely Mendonça Vieira – Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Universidade Federal de Goiás e Coordenadora do Evento. A sessão cultural contou com a transmissão do Coral Vozes da Associação dos Docentes da UFG (ADUFG), que apresentou a música “Coimbra” (Raul Fernão e José Galhardo). O painel de abertura teve como tema: “Tecnologia, Linguagem, Pensamento, Cultura e Práticas Integrativas e Complementares”, com a presença dos professores YU Tao – Universidade Regional de Blumenau - Brasil , LI Qingyun – Hebei University – China e da Ma. Mariane de Souza Benjamin Rocha – Presidente da ABENAH (Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas) – Brasil.

Captura de Tela 2021-11-24 às 19.34.35

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG