IMG_9979

Confira como foi a 3ª edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada da FEN/UFG

Atualizada em 24/11/21 16:21.

Evento ocorreu no dia 19 de novembro de 2021, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal

A Cerimônia de passagem da lâmpada é um evento importante para a Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG) e representa um esforço da Direção da Faculdade de Enfermagem (2018-2021) com parceria do Centro Acadêmico de Enfermagem em promover espaço de acolhimento e lazer construído que visa elaborar e consagrar uma tradição do curso para esta e as futuras gerações de enfermeiros e enfermeiras.

IMG_9979

O Objetivo disposto no Plano de Gestão 2018-2021 da Faculdade de Enfermagem é melhorar a qualidade de vida, a saúde, esporte e lazer da comunidade universitária. Nesse sentido, o planejamento estratégico da Gestão da unidade acadêmica visa estimular a participação da comunidade universitária em atividades, ações e programas de esportes, lazer e melhoria da qualidade de vida; divulgar espaços e orientação específica buscando a inclusão; e, fortalecer o Centro Acadêmico e a Atlética da FEN.

Durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), quando Florence Nightingale atravessava com uma lamparina as filas de soldados feridos, levava também a esperança de cura, de cuidado e humanidade: algo impossível até então de ser imaginado naquele contexto. Não bastasse a importância para os que tocava, estava desenhando, com coragem, a organização e busca pelo conhecimento; a profissão do Cuidar baseado em evidências; e, inspirando milhões de futuros profissionais.

A passagem da lâmpada é emblemática! Neste ano, os egressos recentes do curso - que graduaram-se durante a pandemia de Covid-19, entregaram, no dia 19 de novembro de 2021, a lâmpada para os alunos que graduarão no ano seguinte, em 2022. "A passagem da lâmpada possui o significado de passar a responsabilidade para o futuro enfermeiro(a) que irá iniciar o ciclo de estágios, assumindo o posto de enfermeiro frente à diversas situações, lembrando-o de sempre manter acesa a chama do conhecimento e do cuidar para com a sociedade e junto ao seu paciente. Símbolo da Enfermagem, em homenagem à precursora "Florence Nightingale". A lâmpada significa cuidado, conhecimento, inspiração e legado", destaca a Diretora da FEN/UFG Claci Weirich Rosso.

Devido a pandemia e às medidas restritivas de circulação de pessoas vigentes o evento não pôde ser realizado no ano passado, em 2020. Na 3ª edição, realizada de forma presencial, estiveram presentes os egressos recentes da FEN/UFG, os estudantes da turma 51, amigos e familiares. Todos os protocolos para a prevenção e controle da COVID-19 foram seguidos, incluindo o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e testagem prévia.

A Comissão Organizadora do evento foi composta por integrantes do Centro Acadêmico Andrea Ribeiro dos Santos, Associação Atlética Acadêmica do curso de Enfermagem - Venenosa e Direção da FEN.

IMG_9337

IMG_9234

IMG_9748

IMG_9986