dnsp

FEN comemora Dia Mundial da Segurança do Paciente

Atualizada em 17/09/20 13:54.

Minimizar riscos que levam à ocorrência de eventos adversos e a adoção de medidas preventivas para a segurança do paciente e a segurança do trabalhador de saúde é o cerne de ações na Faculdade de Enfermagem.

O dia 17 de setembro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser o Dia Mundial da Segurança do Paciente, com o objetivo de fortalecer a conscientização de profissionais de saúde, pacientes, governantes e toda a população sobre a relevância do tema para a saúde pública.

Neste ano, devido ao contexto da pandemia do SARS-Cov-2 e aos inúmeros riscos os quais os profissionais de saúde estão vivenciando, a campanha tem como foco a “Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”, como slogan “Profissionais seguros, pacientes seguros”.

Com a pandemia do SARS-Cov-2 inúmeros desafios e riscos que os trabalhadores de saúde vivenciam foram revelados mundialmente. Ambientes e processos de trabalho inadequados, ambientes de trabalho sob pressão e com sobrecarga, problemas no abastecimento de materiais e equipamentos médicos, estresse físico e psicológico, associados à possibilidade de adoecer devido ao vírus, o medo do contágio e de contaminar membros da família, entre outras situações, tem sido o dia a dia dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Essas situações colocam os profissionais de saúde mais susceptíveis a cometer erros, que podem causar danos e comprometer a segurança dos pacientes.

O chamado para a ação “Defenda a segurança do profissional de saúde!” da OMS demonstra preocupação com a saúde e o bem-estar dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19.

Em consonância a esse movimento, a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás está adotando ações simbólicas para divulgação e apoio dessa temática, iluminando o prédio da cor laranja (cor escolhida pela OMS para representar esse dia), para demonstrar total apoio da comunidade acadêmica para a valorização e preocupação com a segurança dos trabalhadores de saúde, como forma de garantir o cuidado seguro à população.

O Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (NEGISP), da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG), atua em Goiás em parceria com a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) e a Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP).

“Pacientes estão sujeitos a uma série de riscos nos ambientes complexos de cuidado à saúde, independente do ciclo de vida: criança, adulto ou idoso. Evidências apontam que uma média de 1 entre cada 10 pacientes, admitidos em hospitais de todo o mundo, sofre algum dano causado por erro, que pode resultar em inaptidão severa e/ou morte. Entretanto, apesar de alguns programas e políticas do governo federal, no âmbito das instituições de saúde, a Segurança do Paciente ainda é um tema pouco explorado. Com essa preocupação, e visando contribuir em nível regional e nacional com o tema, a FEN vem atuando com ações no ensino, pesquisa e extensão. No ensino, a introdução da temática na formação de profissionais de saúde ainda acontece por meio de ações isoladas, que dependem da iniciativa de cada instituição de ensino. Ainda são poucos os cursos de graduação da área da saúde que contam com essa temática na sua grade curricular”, afirma a Profa. Dra Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, líder do NEGISP.

dnsp

Fonte: Comissão de Comunicação