I Seminário de Integração FEN e HC-UFG
Evento realizado na última quinta-feira, 05/07, reuniu professores e profissionais de Enfermagem e trouxe experiências de outros Hospitais Universitários sobre o processo de integração entre Faculdade de Enfermagem e Hospital Universitário
Foi realizado nesta quinta-feira, 05/07, no auditório da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o I Seminário de Integração FEN-HC. O evento reuniu professores da FEN, enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estudantes de Enfermagem e convidados para um debate acerca da integração entre a Faculdade de Enfermagem e um Hospital Universitário.
A abertura do evento foi presidida pela diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, professora Claci Fátima Weirich Rosso, que ressaltou a importância do momento para a aproximação entre a FEN e o Hospital. “Desde o início de 2018, promovemos encontros entre a FEN e o HC-UFG para consolidarmos essa integração entre as duas instituições. A Enfermagem está presente no HC-UFG desde a criação do hospital. E a intenção desse evento é integrar não somente a Faculdade de Enfermagem, mas também as faculdades de Nutrição e de Medicina ao HC-UFG, pois desde o início a FEN esteve ligada a essas duas faculdades. Primeiro, a Enfermagem iniciou suas atividades como um Departamento da Faculdade de Medicina, depois como uma única faculdade integrada à Nutrição. Somente anos mais tarde, foi estruturada a Faculdade de Enfermagem separada da Faculdade de Nutrição”, explicou a diretora.
Mesa de Abertura
Para a diretora da Faculdade de Nutrição, professora Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, uma maior aproximação entre FEN e HC-UFG trará inúmeros benefícios para as duas unidades, além de ampliar essa integração para outras áreas de ensino. Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Antônio Fernando Carneiro, esse tipo de evento trará novos conhecimentos e aprendizados. Para o chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG, professor Washington Ferreira Rios, que representou o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, “integrar é cooperar, por isso quando nós nos juntamos, a soma se multiplica”.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, ressaltou que sempre existiu na área da saúde o discurso do trabalho em equipe, porém há um grande desafio em promover cada vez mais essa integração da equipe, formada por diferentes áreas profissionais da saúde. A vice-reitora destacou ainda que “as universidades públicas estão passando por um momento crítico, de retenção de recursos e que, por isso, é preciso mostrar para a sociedade o papel da Universidade no campo da pesquisa, da assistência, da extensão e para o desenvolvimento do país”.
Em seguida, a diretora da FEN, Claci Rosso, apresentou um vídeo institucional da Faculdade e falou sobre FEN, cujo corpo docente é formado atualmente por 52 professores, sendo que 99% destes possuem qualificação em nível de doutorado. “Priorizando a qualificação dos profissionais de Enfermagem, em 2002 a FEN criou o Programa de Mestrado e, em 2003, o implantou. Hoje, a FEN possui um Programa de Mestrado e de Doutorado com Conceito 5 na Capes”, destacou.
Apresentação Institucional da FEN pela Prof.ª Dr.ª Claci Fátima Rosso (Diretora da FEN-UFG)
Em entrevista concedida ao vídeo institucional, o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, afirmou que o desenvolvimento da cultura educacional dentro da área de saúde é de suma importância, por isso, “o HC-UFG vem cumprindo sua missão no desenvolvimento de pesquisas e na formação prática de estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade.”
A chefe da Divisão de Enfermagem do HC-UFG, Cláudia de Paula Guimarães, fez a apresentação institucional do HC-UFG e ressaltou a evolução do quantitativo do corpo de Enfermagem ao longo dos anos no HC. “Ficamos muito felizes quando vemos o quantitativo de enfermeiros e técnicos de Enfermagem existente hoje no HC-UFG. E que essa conquista se deu por merecimento, pois conseguimos mostrar a importância do nosso papel dentro do hospital.” Segundo Cláudia Guimarães, o HC-UFG possui atualmente 724 profissionais de Enfermagem, sendo que a maioria possui mestrado ou doutorado, e 22 assumiram chefias de Unidades e Clínicas. Esse número aumentará mais com a realização de um novo concurso previsto pela Ebserh.
Apresentação Institucional do HC pela Chefe da Divisão de Enfermagem HC-UFG, Cláudia de Paula Guimarães
Em seguida, foi realizada a Mesa Redonda “Relatos de experiência sobre gestão com enfoque na integração faculdade e enfermagem e hospital universitário”, que teve como convidadas as enfermeiras e professoras, Dra. Mara Regina Rosa Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (UFMT) e com atuação na assessoria à Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Júlio Miller (HUJM), e Ninon Girardon da Rosa, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Prof.ªDr.ª Ninon Girardon da Rosa, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Em sua fala, a professora Dra. Mara Regina Ribeiro citou que um dos macroproblemas identificados no Plano Diretor Estratégico do HUJM foi a dificuldade em conciliar as funções assistencial e docente dos enfermeiros no HUJM. “Como solução para este problema, foram apresentadas estratégias de integração, como a criação de boletins informativos para os professores conhecerem os processos de Enfermagem do Hospital, articulação entre gestores do HUJM e professores da FAEN, inserção continuada de projetos de Conclusão de Cursos (TCCs), dissertações de mestrado e teses de doutorado a partir de atividades práticas desenvolvidas no HUJM; construção de protocolos de Enfermagem por professores da FAEN juntamente com enfermeiros da obstetrícia do HUJM e articulação, por meio da Telessaúde, entre enfermeiros e professores com especialização em determinadas áreas.”
Prof.ª Dr.ª Mara Regina Ribeiro da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (UFMT)
Mara Regina Ribeiro revelou ainda que está sendo criado um Centro de Simulação Realística no HUJM para a aplicação prática dos aprendizados em Enfermagem e formação de lideranças. “A enfermagem só se fortalece a partir do trabalho coletivo, do diálogo e da sistematização desses processos”, concluiu. O Hospital Universitário Júlio Muller é um dos 40 hospitais universitários ligados à rede Ebserh.
Sobre a integração da Escola de Enfermagem da UFRGS com o HCPA, a professora Dra. Ninon Girardon afirmou que a diretora da Escola de Enfermagem participa do Conselho Administrativo do Hospital e que 16 serviços são chefiados por professores da Escola, enquanto 44 serviços têm enfermeiros como chefes. Segundo a professora, em 2013 o HCPA passou por um processo de discussão de mudanças e implantação de modelos de práticas, no qual foi priorizada a capacitação dos profissionais de Enfermagem com dedicação especial à Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Ninon Girardon destacou também o Ambulatório de Enfermagem do HCPA, que atende pacientes com complexidades, comorbidades, pacientes diabéticos e que realizam hemodiálise e hemoterapia. “Os alunos da Escola de Enfermagem também realizam estágio curricular nesse ambulatório e aprendem a integrar a teoria com a prática nesse cenário”, enfatizou. O HCPA serviu de modelo para a criação da rede Ebserh.
Em seguida, foi realizado um debate, com intensa participação de professores da FEN da UFG e de enfermeiros do HC com as convidadas da Mesa Redonda.
Ao fazer o encerramento do evento, a diretora da FEN, professora Claci Rosso, elogiou as experiências trazidas pelas professoras, “que servirão de modelo para que FEN e HC-UFG busquem evoluir nessa integração, com uma maior aproximação entre os interesses acadêmicos com os da assistência.”
Participantes do Evento
Fonte: r
Categorias: Notícia