Participação da FEN na campanha de vacinação

Atualizada em 31/03/20 11:27.

A FEN tem se empenhado nesta campanha através dos programa de "drive thru"

Uma ameaça invisível, mais poderosa e letal que qualquer outra já conhecida pela humanidade. Que obrigou as pessoas a mudar hábitos, trouxe o luto para o dia-a-dia de milhões de famílias ao redor do mundo. Poderíamos estar falando de um futuro assustador a partir dos piores cenários e medos com o agravamento da Pandemia do novo COVID-19. Mas estamos nos referindo à Influenza, a Gripe Espanhola, que infectou ¼ (um quarto) da população da Terra e que matou mais que a soma das vítimas da Primeira e Segunda Guerras Mundiais (entre 50 e 100 milhões de pessoas). Era o ano de 1918. Boa parte do mundo esperava seus familiares retornarem do conflito (I Guerra Mundial) que acabaria naquele ano e o que houve foi a disseminação de uma doença para o qual pouco se sabia como enfrentar. É uma cicatriz dolorosa na história da humanidade, mas que ensinou muito a lidar com futuros desafios, especialmente na Saúde Pública.

Toda a mobilização que temos acompanhado foram herdadas de alguma forma daquela crise. Os cuidados com a higienização, como a lavagem das mãos, eram hábitos praticamente inexistentes, especialmente o uso do sabão. Foi neste contexto que a maior força de trabalho da Saúde se tornou ainda mais importante. O treinamento técnico e científico sistematizado por Florence Nightingale há 30 anos da Gripe Espanhola só fazia mais sentido na medida em que aqueles adoecimentos se espalhavam. Marcaram o país e chegaram a Goiás, pela Estrada de Ferro (Acompanhar a ótima matéria de Carol Almeida em O Popular https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/gripe-espanhola-chegou-ao-estado-pela-estrada-de-ferro-1.2024253 e a dissertação de mestrado do Doutor em História pela UFG, Leandro Carvalho Damaceno Neto https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2313).

Esse contexto histórico honra a memória dos milhares de voluntários e profissionais, precursores da Enfermagem que, mais uma vez, apresentam-se de forma preparada e sensível para responder ao chamado da população. Os aplausos recebidos nas últimas noites, a gratidão e respeito das pessoas, reforçam àqueles que fizeram essa escolha de carreira a certeza de estarem no lugar certo. Os profissionais da saúde continuam empenhados. E a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN) já tem colaborado diretamente.

A campanha municipal de imunização contra a Influenza, que teve início na último sexta-feira (27), buscou uma nova alternativa de maior alcance, usando o sistema de "drive thru". Esse acontecimento só foi possível através da parceria estratégica entre a FEN, na pessoa da diretora Claci Fátima Weirich Rosso, e a Secretaria Municipal de Saúde. Essa alternativa estratégica permite que sejam evitadas as aglomerações, porque as pessoas são vacinadas dentro de seus próprios carros. Com o devido treinamento, orientações e a excelente formação em si, alunos do último ano do curso protagonizaram a ação de forma voluntária e supervisionada por professores do curso e profissionais já formados pela FEN. Somente no primeiro dia, mais de 2000 doses foram aplicadas.

Confira as fotos aqui:

Galeria de fotos

O orgulho com a gratidão dos usuários estava no depoimento de algumas alunas. Mesmo num difícil momento como o vivido, tem dado a segurança necessária para acreditar em dias melhores.

Depoimento Aluna Gabrielly

A diretoria da FEN deseja que nos próximos dias difíceis - e esperamos que não seja com a proporção de uma pandemia - possamos continuar contribuindo para a melhoria de nossa sociedade e proteção das pessoas a quem amamos.

Fonte: Comissão de Comunicação

Categorias: notícias noticicas