Weby shortcut
www.fen.ufg.br

Sobre a Faculdade de Enfermagem da UFG

Atualizado em 03/12/16 00:33.

    A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) tem-se mostrado importante polo de desenvolvimento da Enfermagem no Centro-Oeste, locus para reflexão e, principalmente, fórum de discussões sobre os grandes temas que permeiam o processo saúde-doença, especialmente no nível regional. O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás forma enfermeiros generalistas, críticos e reflexivos com referenciais éticos, humanistas e ecológicos.

     Seu Projeto Pedagógico visa a articulação entre o ensino, pesquisa, extensão e assistência, buscando uma formação integral e comprometida com a sociedade e que tenha como eixo as necessidades de saúde apresentadas pelos usuários e identificadas pelo setor saúde. Nesse sentido, busca propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação acadêmica. Os enfermeiros formados por esta instituição deverão ser capazes de diagnosticar, planejar, gerenciar e intervir nos problemas e/ou situações de saúde-doença considerando o perfil epidemiológico nacional e regional e atuando com responsabilidade e compromisso social.

    As atividades teóricas e práticas, presentes desde o início do curso, permeiam toda a formação do Enfermeiro, de forma integrada e interdisciplinar. Usando metodologias fundamentada nos princípios de aprendizagem ativa, estimula o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender, a conhecer, a ser, a fazer, a viver junto, visando desenvolver essas habilidades no contexto da integralidade da atenção, da humanização da assistência, da construção da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe. Embora o curso seja organizado em torno de um conjunto de disciplinas, são promovidas atividades integradoras, visando garantir a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Nesse cenário, o professor assume o lugar de mediador no processo de aprendizagem do aluno.

      Promover a interação ensino-serviço-pesquisa-extensão também é política da FEN, em conformidade com a política da UFG. Assim, durante sua formação, o aluno tem oportunidade de envolver-se em atividades e projetos de pesquisa e extensão desde o primeiro período.

      O curso tem carga horária total de 4359 horas e a proposta de duração do curso é de 10 (dez) semestres no mínimo e no máximo 16 (dezesseis) semestres. De acordo com o regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFG, os conteúdos do curso são distribuídos em Núcleo Comum (conteúdos comuns para a formação do profissional), Núcleo Específico (conteúdos que darão especificidade à formação do profissional) e Núcleo Livre (conteúdos que objetivam garantir liberdade ao aluno para ampliar sua formação, sendo composto por disciplinas eletivas por ele escolhidas).

      O aluno deverá, ainda, realizar Atividades Complementares (conjunto de atividades acadêmicas - pesquisas, conferências, seminários, palestras, eventos científicos, cursos, programas de iniciação científica, atividades de extensão universitária e outras atividades científicas artísticas e culturais), sem vínculo empregatício, desenvolvidas à sua escolha durante o tempo disponível para a integralização curricular, que serão validadas pela Coordenação do Curso.

 Selo Guia do Estudante 2016   Selo Guia do Estudante 2015  

Selo Guia do Estudante 2014   Selo Guia do Estudante 2013

Selo Guia do Estudante 2012   Selo Guia do Estudante 2011

Listar Todas Voltar