www.fen.ufg.br

Sobre a Faculdade de Enfermagem da UFG

Atualizado em 03/12/16 00:33.

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) tem-se mostrado importante polo de desenvolvimento da Enfermagem no Centro-Oeste, locus para reflexão e, principalmente, fórum de discussões sobre os grandes temas que permeiam o processo saúde-doença, especialmente no nível regional. O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás forma enfermeiros generalistas, críticos e reflexivos com referenciais éticos, humanistas e ecológicos.

Seu Projeto Pedagógico visa a articulação entre o ensino, pesquisa, extensão e assistência, buscando uma formação integral e comprometida com a sociedade e que tenha como eixo as necessidades de saúde apresentadas pelos usuários e identificadas pelo setor saúde. Nesse sentido, busca propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação acadêmica. Os enfermeiros formados por esta instituição deverão ser capazes de diagnosticar, planejar, gerenciar e intervir nos problemas e/ou situações de saúde-doença considerando o perfil epidemiológico nacional e regional e atuando com responsabilidade e compromisso social.

As atividades teóricas e práticas, presentes desde o início do curso, permeiam toda a formação do Enfermeiro, de forma integrada e interdisciplinar. Usando metodologias fundamentada nos princípios de aprendizagem ativa, estimula o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender, a conhecer, a ser, a fazer, a viver junto, visando desenvolver essas habilidades no contexto da integralidade da atenção, da humanização da assistência, da construção da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe. Embora o curso seja organizado em torno de um conjunto de disciplinas, são promovidas atividades integradoras, visando garantir a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Nesse cenário, o professor assume o lugar de mediador no processo de aprendizagem do aluno.

Promover a interação ensino-serviço-pesquisa-extensão também é política da FEN, em conformidade com a política da UFG. Assim, durante sua formação, o aluno tem oportunidade de envolver-se em atividades e projetos de pesquisa e extensão desde o primeiro período.

O curso tem carga horária total de 4359 horas e a proposta de duração do curso é de 10 (dez) semestres no mínimo e no máximo 16 (dezesseis) semestres. De acordo com o regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFG, os conteúdos do curso são distribuídos em Núcleo Comum (conteúdos comuns para a formação do profissional), Núcleo Específico (conteúdos que darão especificidade à formação do profissional) e Núcleo Livre (conteúdos que objetivam garantir liberdade ao aluno para ampliar sua formação, sendo composto por disciplinas eletivas por ele escolhidas).

O aluno deverá, ainda, realizar Atividades Complementares (conjunto de atividades acadêmicas - pesquisas, conferências, seminários, palestras, eventos científicos, cursos, programas de iniciação científica, atividades de extensão universitária e outras atividades científicas artísticas e culturais), sem vínculo empregatício, desenvolvidas à sua escolha durante o tempo disponível para a integralização curricular, que serão validadas pela Coordenação do Curso.

Selo Guia do Estudante 2016   Selo Guia do Estudante 2015

Selo Guia do Estudante 2014   Selo Guia do Estudante 2013