Centro Acadêmico

LogoCA1

Sumário

Membros   História    Missão, Visão e Valores   Propostas    Arquivos    Formulários    Contato

Membros

Nathan Lacerda Cardoso

Coordenador de Assuntos Ligados aos Direitos Humanos e Diversidades

História

Reestruturado em 2011, o Centro Acadêmico da Faculdade de Enfermagem, conhecido hoje pelo nome Andréa Ribeiro dos Santos, enfermeira que foi um grande exemplo de mulher, lutando junto ao movimento estudantil em prol das melhorias em nosso país, da educação livre e de uma universidade que atenda aos interesses do povo. Andréa lutou também pela permanência da Faculdade de Enfermagem no Setor Universitário quando foi cogitada a sua transferência para o campus Samambaia. Suas contribuições e grande caminhada foram interrompidas em um acidente automobilístico logo após finalizar sua graduação.

Em 2016, o CA assumiu o papel de mobilização em defesa da educação pública e dos direitos das/dos estudantes de enfermagem em uma ocupação histórica, onde em 15 dias, 1108 escolas e 82 universidades foram ocupadas em oposição à Proposta de Emenda à Constituição de nº 55, ou PEC 55, proposta que congelaria por 20 anos os investimentos nos serviços públicos brasileiros. Através dessa mobilização foi entendido que a luta estudantil é o único caminho para a defesa de nossas universidades e escolas.

Em 2020, com o advento da pandemia de Covid-19, foi necessário a prorrogação da "Gestão 2019-2020 Resistir é Preciso" até um momento epidemiologicamente seguro para realização de uma nova eleição. Durante a pandemia, o Centro Acadêmico manteve-se atuante nas deliberações da UFG sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), às Atividades Práticas Emergenciais (APE) e suas implicações para a formação dos estudantes de um curso da saúde, como é o da Enfermagem. Por fim, em 2023 com a volta 100% presencial, o CA consegue continuar com seu processo eleitoral democrático, restabelecendo uma nova gestão.

Histórico de Gestões do Centro Acadêmico:

2011-2012: Gestão Expansão e Luta

2012-2013: Gestão 2013

2013-2014: Inativo

2014-2015: Gestão Transformação

2016-2017: Gestão Transgressora

2017-2019: Gestão RenovaFEN

2019-2023: Gestão Resistir é Preciso

2023-2024: Gestão Unir para Reconstruir

Missão, Visão e Valores

Missão: Defender os interesses do corpo discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás e de cada estudante em particular, sem qualquer espécie de discriminação, seja político-ideológica, racial, social, de nacionalidade ou religião. Participar das lutas da classe de Enfermagem, populações em vulnerabilidade e por saúde e educação emancipatórias, gratuitas, públicas e de qualidade. Lutar por qualidade de ensino, integração entre os estudantes, empoderamento dos mesmos e formação de profissionais altamente qualificados, críticos-reflexivos, humanizados e que contemplem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Visão: Ser reconhecido como fonte de valor agregado, conquistando a credibilidade e confiança dos estudantes, direção, coordenação, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, professores e entidades de base, pela excelência de atuação, comprometimento dos membros e processos internos e externos bem consolidados.

Valores: Responsabilidade, ética, comprometimento, competência, justiça social, equidade, transparência, respeito, democracia, compromisso social, trabalho em equipe, gestão horizontal, conhecimento, integridade, solidariedade, sororidade, sensibilidade, liberdade, criatividade, humanização, bem-estar físico e mental, bioética e sustentabilidade.

Propostas

• Lutar pela permanência estudantil das/os graduandas/os em enfermagem (cobrando o cumprimento de políticas públicas na universidade, com ampliação dos números de bolsas, assistência a viagens acadêmicas, etc.);
  • Defender e participar das lutas em defesa das minorias LGBTQIAPN+, indígenas, negros e quilombolas;
  • Defender e participar das lutas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), por uma universidade pública, gratuita e de qualidade;
  • Incentivar ações de parceria entre ABEn, Coren, Sindicatos e a comunidade FEN;
  • Reconstruir a representação estudantil no Conselho Diretor da FEN;
  • Defender o ensino presencial dos cursos da área de saúde, principalmente a Enfermagem;
  • Buscar melhorias para o espaço físico da faculdade;
  • Reformar e melhorar o espaço físico do Centro Acadêmico;
  • Ampliar a comunicação e integração entre todos os estudantes da FEN;
  • Promover eventos e ações sobre enfermagem, empoderamento, saúde mental, bem viver, ciência e prática baseada em evidências;
  • Realização de Minicursos e Workshops de acordo com as demandas dos acadêmicos;
  • Promover momentos culturais na FEN com exposições de artes, filmes com debates, shows, etc.;
  • Promover e apoiar ações solidárias (arrecadar alimentos, roupas e produtos para grupos em situação de vulnerabilidade);
  • Buscar parcerias para realização de atividades para manutenção da saúde e lazer dos estudantes e trabalhadores da FEN;
  • Permanecer compondo a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem;
  • Dar continuidade ao trabalho da gestão anterior.

Estatuto do Centro Acadêmico

Guia Para Calouros 2024

Fale conosco: clique aqui.

E-mail: caars.fen@ufg.br

Facebook: @CAARSFENUFG

Instagram: @caarsufg

Venham participar e compor o Centro Acadêmico Andréa Ribeiro dos Santos!