vent crr.png

Aula Inaugural: Implantação de Processos Formativos Sobre Drogas

Atualizada em 07/05/19 14:40.

Confira o sucesso da primeira aula do curso executado pelo CRR/UFG

Nathalia dos Santos Silva / Elson Santos Silva Carvalho 

CRR Aula Inaugural 1.jpg
Aula Inaugural, plano aberto. Capturado por Luana Cássia M. Ribeiro, 03 mai. 2019

Na sexta-feira, 03 de março, a partir das 14 horas, foi celebrada a aula inaugural do curso de implantação de Processos Formativos pelo Centro Regional de Referência para a formação Permanente sobre Drogas (CRR-UFG), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um curso de atualização e aprofundamento que conta com 222 inscritos, diretamente atuantes na promoção de políticas de sobre drogas, na Rede de Atenção Psicossocial, assistência social ou no campo da educação e do Direito, como protagonistas na liderança de movimentos sociais, bem como a alguns ainda em preparação para cuidar das pessoas que fazem uso problemático de drogas.

Essa importante demanda não pode ser adiada, considerando as dinâmicas do consumo, os tipos de drogas e a sofisticação/complexidade do acompanhamento e tratamento. O Estado brasileiro, pelo Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, confiou à competência do CRR da Universidade Federal de Goiás a execução dessa formação, sob a coordenação da prof. Dra. Camila Caixeta (Diretora de Atenção Estudantil da UFG) e os cuidados de sua equipe de trabalho, dentre as quais destacamos a prof. Dra. Nathália dos Santos Silva. Ambas são docentes vinculadas à Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN) e por sua competência nacionalmente reconhecida, compuseram um time de formadores e palestrantes com os maiores especialistas do Brasil no tema e seus desdobramentos. A profa. Me. Paula Candida da Silva Dias é coordenadora dos tutores do curso, doutoranda do programa de Pós-Graduação da FEN e professora da Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), o que representa a importante e necessária articulação institucional para formação de pessoas.

CRR Aula Inaugural4
Capturado por Luana Cássia M. Ribeiro, 03 mai. 2019

 

A mesa de abertura contou com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, Profª. Lucilene Maria de Sousa, a Diretora da Faculdade de Enfermagem, prof. Dra. Claci Fátima Weirich Rosso, a Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu, prof. Dra. Luana Cássia Miranda Ribeiro, a presidenta do Conselho Regional de Enfermagem, prof. Ivete Santos Barreto, a Profa. Me. Paula Candida representando a PUC-Goiás e Carolina Sartori representando a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. “A importância de uma formação continuada desse porte e o fato de termos nos credenciado à sua execução demonstra a maturidade e a competência de nossa Faculdade”, destacou a Diretora da FEN.

CRR Aula Inaugural2
Capturado por Luana Cássia M. Ribeiro, 03 mai. 2019

A qualidade vindoura das formações foi atestada pela brilhante palestra de Rafael Silva West, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Observatório de Políticas sobre Drogas e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Segurança - NEPS, com ênfase em estudos sobre desigualdade social, saúde e redução de danos. Com sua experiência, demonstrou como políticas públicas podem fazer

a diferença na redução dos danos relacionados ao uso de drogas, descortinando soluções práticas e viáveis.

A prof. Nathalia avaliou o evento como promissor, assumindo esse primeiro contato, a adesão e engajamento dos cursistas: “Além da formação de mais de 200 pessoas para atuação no contexto do uso de drogas, também entregaremos à comunidade goiana diversos projetos de prevenção ao uso de drogas que serão orientados e executados com a supervisão de tutores que atuam em diversos contextos da rede intersetorial.”   

CRR Aula Inaugural3
Capturado por Luana Cássia M. Ribeiro, 03 mai. 2019

O curso continuará até dezembro deste ano, com aulas aos finais de semana, em frequência semanal e quinzenal. As 120 horas incluem também prática supervisionada e implementação de projeto final de intervenções no município, sempre acompanhados por tutores de diferentes áreas. Maiores informações sobre o andamento do curso e o impacto dos projetos você pode acompanhar pelo site do CRR ou pelas nossas redes sociais.

     

Fonte: CRR/UFG

Categorias: notícias